Conecte-se conosco

Geral

Lideranças querem pressionar Governador para manter maternidade aberta

Publicado

em

A corrida é contra o tempo, pois o fechamento – ou não – da Maternidade do Hospital São Donato será definido em 11 dias. A reversão da paralisação depende exclusivamente do pagamento dos débitos do Governo do Estado, por ora, de R$ 1,05 milhão em incentivos. A perspectiva é que uma reunião com os deputados do Sul ocorra às 16h de sexta-feira e na próxima semana um desfecho seja acertado com o Governo do Estado. O encaminhamento foi realizado através de uma mobilização na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 31.

“O fechamento da maternidade vai gerar um problema social em toda a região. A dificuldade financeiro se encerra junto com a Maternidade. Mas as mães terão dificuldade. Viemos à Câmara Municipal pedir apoio. A solução depende agora de política”, coloca o presidente Waldemar Luiz Casagrande. Segundo ele, o contrato de incentivo já havia sido prorrogado no final de 2016 até 31 de dezembro de 2017. “Estamos em um momento de desespero. Se fechar a Maternidade, dificilmente retornará”, completa.

“O incentivo de custeio foi conseguido porque, com o passar dos anos, a Maternidade de Urussanga e Nova Veneza fechou. Em Morro da Fumaça não há plantão. A porta aberta 24h é então do Hospital São Donato em Içara e Hospital São José de Criciúma. Recebemos para manter o funcionamento. Agora, acredito que pela dificuldade que o Estado passa, estamos sem receber. Isso atinge os fornecedores e os médicos. O serviço já foi prestado. Precisamos do pagamento”, relata o diretor-administrativo Júlio César De Luca.

“O  nosso objetivo não é só manter o hospital. Queremos também implantar a Unidade de Terapia Intensiva, a pediatria e a ampliar o Centro Cirúrgico. São três anos de recessão. Ter sobrevivido garante todo o crédito que tem atualmente. É uma referência reconhecida. Confiamos plenamente nesta diretoria”, considera o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Somos parceiros. E vamos convidar representantes também dos municípios atendidos”, pontua o presidente da Câmara Municipal

Geral

Plano Municipal para a Primeira Infância é apresentado em Forquilhinha

A elaboração e revisão do plano foi pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores.

Publicado

em

O município de Forquilhinha deu mais um passo significativo na sua trajetória de compromisso com o bem-estar das crianças. O Plano Municipal para a Primeira Infância, ainda em fase de elaboração, foi apresentado nesta quarta-feira, dia 24, durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.

A audiência realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Comitê Municipal da Primeira Infância, contou com a participação de diversos setores da sociedade. Além de conhecer as diretrizes do plano, outras sugestões foram apresentadas pelo público para contribuir no atendimento à primeira infância.

“Forquilhinha possui protagonismo nas discussões da primeira infância. O Seminário Nacional e Internacional, por exemplo, é uma grande experiência, algo que toca e transforma a gente. O plano municipal está inserido neste contexto ressaltando as prioridades no atendimento e direitos das crianças de 0 a 6 anos”, declara a assessora técnica e voluntária do Comitê da Primeira Infância, Cida Freire.

A representante do Comitê da Primeira Infância, Sheila Teixeira, fez um resumo das etapas de elaboração do plano. “Precisamos ver as crianças quando olhar para este plano, saber o que está acontecendo com elas, como elas estão e o que elas necessitam. Precisamos ser referência na ação, não só no discurso”, comenta.

O coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Alesc, Marcos José de Abreu, o Marquito, parabenizou Forquilhinha pela iniciativa. “Zilda Arns é referência na primeira infância e traz para a gente muita responsabilidade. Que a elaboração desse plano possa refletir uma cidade boa para as crianças e, consequentemente, boa para todo mundo”, disse.

“A política para a primeira infância já vem sendo discutida há uns bons anos em Forquilhinha, e esse plano tem sido construído a muitas mãos. Ele se desenha desde 2013, quando foi criado o Prêmio Medalha Zilda Arns. Queremos tornar o município referência à primeira infância atendendo a necessidade das crianças”, destaca a presidente do CMDCA e do Comitê da Primeira Infância, Lilian Arns.

A presidente da CCJ, Marilda Casagrande, informou que as sugestões apresentadas na audiência vão para consulta popular, antes de tramitar na Câmara de Vereadores. E sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar os encaminhamentos. “Forquilhinha será um dos poucos municípios com o Plano Municipal para a Primeira Infância oficializado por lei e servirá de modelo e referência para outras cidades do Brasil”, conclui.

Continue Lendo

Geral

Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

Publicado

em

A partir do dia 26 de abril, Criciúma e o Sul do estado passam a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Isso porque a partir deste dia entra em operação o Centro de Inovação Criciúma (Crio). A cerimônia de inauguração ocorre a partir das 14h.

A Unesc, única Universidade Comunitária da região, é a encarregada pela administração do empreendimento, localizado no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi, entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, na área central da cidade, que em breve será tomado por computadores, tablets, startups, empresas, empreendedores, e tantos outros agentes que fazem parte do ecossistema de inovação.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o Centro de Inovação terá grande relevância em diversos aspectos, entre eles a economia e a formação acadêmica e já representa uma grande conquista. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, ele oportunizará a geração de emprego e de renda, movimentando, assim, a economia e as conexões da nossa cidade e do Sul do estado com as outras regiões”, destaca.

O Crio, conforme Luciane, também tem papel fundamental na formação acadêmica, não só da Unesc, mas de todas as entidades que o compõem. “Ele se transforma em um grande fomentador do empreendedorismo na medida que este equipamento, com todas as oportunidades que terá, irá desenvolver nos nossos estudantes a vontade de ingressar nele”, fala.

Entre as contribuições de um Centro de Inovação, está o desenvolvimento regional e de inovações por meio de negócios, além de oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados e promover a cultura e conexão de inovação e empreendedorismo.

“O catarinense é um povo que empreende em todas as áreas. E agora a bola da vez é a tecnologia e a inovação. Criar soluções para resolver os problemas das pessoas, até mesmo por meio do celular. Tornar tudo mais eficiente e simples nesta nossa correria de todos os dias. É isso que queremos potencializar em Criciúma e em todas as regiões com os nossos centros de inovação”, explica o governador Jorginho Mello.

Do carvão à inovação 

Carvão, cerâmica, têxtil, químico. São vários os segmentos que, ao longo da história, contribuíram ou ainda colaboram com Criciúma. Nas últimas décadas, a inovação, que cresce mais a cada dia, chegou para contribuir com o desenvolvimento, não só da maior cidade do Sul catarinense, mas de toda a região. Agora, o Crio promete alavancar ainda mais o setor.

“Criciúma, com a tradição empreendedora e inovadora desde as primeiras indústrias até as atuais startups, é uma cidade propícia para o crescimento de ideias e talentos locais. O Centro de Inovação surge como um catalisador desse potencial, fornecendo um espaço físico para empresas, instituições de ensino, investidores e entusiastas da inovação se reúnam. O espaço moderno visa conexões, compartilhamento de conhecimento e colaboração para construir um futuro sustentável”, ressalta o prefeito Clésio Salvaro.

Interligado com todo o estado

O Crio integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação, iniciativa ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Esta agregará ainda mais para o desenvolvimento de Criciúma e região. Trata-se de um espaço esperado há anos pelo ecossistema regional, e que agora torna-se realidade com o apoio do Governo do Estado e a priorização pelo governador Jorginho Mello, será um marco para o fomento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia local”, salienta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Além de fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação que já conta com 15 espaços como este pelo estado, conforme Fett, o CRIO será um ponto de encontro e de colaboração entre os quatro setores da sociedade. “Governo, academia, setor empresarial e sociedade civil, que juntos cocriam políticas públicas”, acrescenta.

O Centro de Inovação Criciúma será um espaço de produção, integração, compartilhamento e aplicação de conhecimento, tecnologia e inovação relevantes que visa desenvolver empresas, startups e empreendedores ao articular com os setores públicos e privados, além  das Instituições de Ensino Superior.

Fomentar a inovação, para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, é uma forte bandeira defendida pela instituição. “Todos os esforços são recompensados agora, com a inauguração deste importante equipamento, que certamente marcará uma nova era na economia de Criciúma, consolidando a região como polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação”, enfatiza.

Da luta, à realidade

O projeto do Centro de Inovação Criciúma foi foco de muitos de encontros de lideranças da região ao longo de mais de uma década, porém, a linha do tempo do processo de implantação e a participação da Unesc remonta ao dia 22 de março de 2019, quando uma reunião com o governo de Criciúma tratou da parceria  entre Unesc, prefeitura e Acic para tirá-lo do papel definitivamente.

Para isso, a Universidade concedeu o prédio do Complexo Nereu Guidi em benefício do desenvolvimento da região. Já a liberação de recursos ocorre em 13 de setembro do mesmo ano, em evento realizado no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. A partir daí, uma comissão de implementação do Crio foi formada e desde então trabalha para o desfecho que será celebrado com a inauguração oficial do espaço.

O que faz um Centro de Inovação:

Desenvolvimento regional;

Desenvolve inovações por meio de negócios;

Oferece instalações, serviços e recursos compartilhados;

Promove cultura e conexão de inovação e empreendedorismo.

Continue Lendo

Geral

Google decide vetar os impulsionamentos durante a eleição deste ano

Publicado

em

O Google decidiu proibir o impulsionamento de propaganda eleitoral a partir de 1º de maio deste ano, em resposta à exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as grandes empresas de tecnologia cumpram as regras estabelecidas para as eleições municipais de 2024.

A empresa teria que criar um painel para monitorar uma extensa lista de anúncios, uma tarefa viável com a tecnologia disponível. No entanto, devido ao risco de falhas no sistema, que poderiam resultar em punições do TSE, o Google optou por suspender a opção de impulsionamento de conteúdos de candidatos no Google Ads.

Para os conteúdos impulsionados, as empresas devem manter um repositório desses anúncios para acompanhar, em tempo real, o conteúdo, os valores, os responsáveis pelo pagamento e as características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada. Além disso, devem disponibilizar uma ferramenta de consulta acessível e fácil de usar, que permita realizar buscas avançadas nos dados do repositório.

“Para o Google, as eleições são importantes e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, afirma a nota divulgada pelo Google.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com