Lixo pode gerar energia em Cocal do Sul

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin recebeu, nesta semana, os representantes da empresa SIRSEL Tecnologia de Incineração de resíduos sólidos para conhecer um projeto autossustentável. Também participaram da reunião a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o superintendente da Fundac, Josias Sorato. Durante o encontro ocorrido no gabinete, os técnicos
apresentaram o projeto piloto que produz energia a partir da queima do lixo.

O sistema é único no país. Em Itajaí, um modelo semelhante foi implantado e queima 150 toneladas/dia de lixo.  A energia gerada pode ser utilizada devárias formas, inclusiva na iluminação pública.

“A prática deste projeto é inovadora, consistente e do futuro. Se a nossa região conseguir implantar este sistema, estaremos dando exemplo e contribuindo diretamente com o meio ambiente diminuindo o volume de lixo dos aterros e gerando energia limpa, capaz de suprir a necessidade dos municípios. Diante a explanação, nós solicitamos um projeto completo para a realidade da nossa região e uma proposta de viabilidade para que possamos apresentar aos prefeitos”, observa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *