Mais 400 mulheres no Dia D do Outubro Rosa em Içara

Içara

As mais de 400 mulheres que compareceram as Estratégias de Saúde da Família (ESF´s) de Içara neste sábado, foram recebidas  com lanche especial, cuidados com a pele e diversos brindes. Ao todo, mais de 400 exames de prevenção ao colo de útero e 150 mamografias foram realizadas. O Dia D de prevenção ocorreu em todo o Brasil, com as Unidades abertas das 8h às 17h, contemplando as içarenses que não conseguem ir às unidades de saúde por conta do trabalho ou outros afazeres.

Os cuidados, no entanto, não se restringiram somente aos exames papanicolau e de mama. Avalições bucais e testes rápidos foram realizados, bem como atualização das cadernetas de vacinação.

“Nós não podemos dissociar a saúde bucal da saúde em geral. Precisamos mastigar bem para ter uma boa alimentação, uma boa nutrição, trabalhando assim a prevenção como um todo Se o paciente descobrir algum problema e ter que fazer um tratamento de quimioterapia ou radio, por exemplo, é extremamente importante que esteja com a saúde bucal em dia.   A mulher é regida por ciclos, e cada ciclo nós abordamos de uma maneira diferente nas mais diversas áreas de atuação”, pontuou  a dentista d ESF do bairro Desmboski Luciane Manenti.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi, a Secretaria este ano optou pelo trabalho preventivo. “Este ano nós fizemos ações diferenciadas nas comunidades. Descentralizamos e nos voltamos muito mais à prevenção a saúde da mulher do que para a coleta dos exames, já que temos o ano todo para realizar esse tipo de exame”, explicou.

“Agradecemos todos os funcionários que estiveram envolvidos e preparam tudo com tanto carinho. A mulher tem que cuidar da saúde durante todo o ano, outubro é um mês que  reforçamos o cuidado com a saúde”, completou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *