Mais de 18 mil contemplados com arte no Festival Revirado

Içara

O tradicional cortejo pelo Centro de Içara com artistas e integrantes do Governo de Içara encerrou mais um Festival Nacional de Teatro Revirado. Após as falas de agradecimentos, o Espetáculo Astrolábio reuniu centenas de pessoas na praça da Matriz São Donato, na última apresentação da 3ª edição do evento. No decorrer da semana, alunos, professores e comunidades prestigiaram as apresentações. A estimativa da organização é que 18 mil pessoas foram contempladas com arte.

“Nossa avaliação do evento é muito positiva, o Teatro mexeu com várias comunidades, várias faixas etárias. Tivemos também muito público espontâneo, o que nos deixa muito felizes. Levar a arte para todos os espaços, por todas as comunidades repercute positivamente no conjunto da cidade. Com certeza ano que vem teremos mais uma edição”, garantiu o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.  

O diretor do Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, destacou que o apoio do poder público foi essencial para o sucesso do evento. “Cumprimos todos os sonhos que projetamos no ano passado. Para nós foi uma grata satisfação viver tudo isso nessa semana. Sem plateia não tem teatro e somos gratos por todos que estiveram conosco. Vivemos dias de muito carinho e arte, graças a essa equipe que está aqui. Gostaríamos de agradecer a todas as professoras da rede municipal,    aos nossos parceiros “, declarou.

“É uma honra tê-los em nossa cidade todos os anos. É muito gratificante sentir a emoção nas crianças e de pessoas de todas as idades diante dos espetáculos. Essa passagem é uma data que ficará marcada para sempre. Parabenizamos todos vocês. Em nome do nosso município, a nossa gratidão”, colocou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

Formação nas escolas

Um dos grandes diferenciais desse ano, foi a formação propiciada à 30 professores de artes da Rede Municipal, que foram dispensados para assistir todos os espetáculos. “Os professores acompanharam as peças teatrais e após as apresentações tiveram reflexões sobre a história encenada. Eles também participaram na sexta de uma roda de conversa sobre a importância da linguagem do teatro para crianças, foram momentos extremamente ricos, uma formação, um curso prático que eles não teriam em nenhum outro lugar”, enalteceu a coordenadora e Artes da Secretaria de Educação Lilian Philippi.

“O Governo tem esse olhar para o humano e graças a isso foi possível realizar mais esta edição. Comungamos afetos a semana inteira, com momentos lindos nas escolas, junto dos professores, vimos um público espontâneo maravilhoso na Praça. Que os próximos governantes tenham consciência da valorização da arte e do humano como Murialdo e Sandro tiveram”, colocou Yonara Marques, que também integra o Cirquinho do Revirado.

O Festival foi encerrado, mas na segunda-feira, dia 23, será iniciado nas escolas do Município um Festival Relâmpago de Teatro, onde diretores com formação em teatro farão formações com os alunos. “Eles montarão peças com a supervisão e orientação desses especialistas”, antecipou Reveraldo.