Michels surge como fato novo na primeira pesquisa eleitoral de Içara

Içara

Apesar de todas as apostas indicarem uma polarização entre PP e MDB na disputa pela prefeitura de Içara a primeira pesquisa oficial realizada no município apresenta um fato novo. Pré-candidato do PSD o vereador Alex Michels aparece como a segunda opção mais lembrada para o pleito deste ano. A liderança na pesquisa em todos os cenários é da progressista Dalvania Cardoso.

A pequisa, realizada pelo IPC, foi encomendada pela Rádio Som Maior.  A pesquisa ouviu 500 eleitores de Içara entre os dias 6 e 7 de julho e está registrada  no TRE sob o número SC-09954/2020. A margem de erro é de 4,3% e o nível de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor informa em quem pretende votar sem ter acesso ao nome dos candidatos os dados foram os seguintes: Dalvania Cardoso (PP) 17,2%, Alex Michels (PSD) 7,8%, Arnaldinho Lodetti (MDB) 5,4%, Toninho de Mello (PL) tem 3,6,%. O prefeito Murialdo Gastaldon, que não é candidato, foi citado por 3,2% dos eleitores. Agenor Castanha (PSL) aparece com 1% e Lauro Nogueira (PT) tem 0,4%. Brancos e nulos somam 4,6% e 56,8% se disseram indecisos.

A pesquisa também apresentou dois cenários estimulados. No primeiro são seis os candidatos ao Governo. Neste cenário os números são os seguintes: Dalvania Cardoso: 37% Alex Michels: 19,2%, Toninho de Mello: 13,2%, Arnaldo Lodetti: 11,8%, Agenor Bombeiro: 6,6%, Lauro Nogueira: 3,2%, Não sabem: 4,8%, Nenhum: 4,2%.

O segundo Cenário reduz a disputa para três candidaturas. Nessas condições os números são: Dalvania Cardoso: 40,6%, Alex Michels: 23%
Arnaldo Lodetti: 12,6%. Não sabem 15,6% dos entrevistados e afirmaram que não pretendem votar em ninguém 8,2% dos entrevistados. 

Há também um cenário de polarização entre PP e MDB. Nesse Dalvania Cardoso chega aos 51,4%. Arnaldinho Lodetti surge com 16,6%. Indecisos somam 17,4%. Outros 14,6% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *