Militantes do Sul é Meu País vão as urnas neste sábado

Neste sábado o movimento o Sul é Meu País faz mais um plebiscito. Objetivo é coletar a opinião de moradores dos três estados do Sul para reforçar o movimento que quer desmembrar Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná do restante do Brasil. O ato mais importante do fim de semana, no entanto, talvez não esteja na votação em sim, mas na coleta de assinaturas.

“Com essas assinaturas vamos conseguir dar entrada com um projeto de iniciativa popular. Um projeto em cada uma das Assembleias Legislativas dos três estados do Sul. A Ideia é criar uma legislação que permita realizar um plebiscito oficial. Quando isso acontecer, vamos estar na mesma condição da Catalunha”, afirma Celso Deucher, coordenador do movimento.

Segundo ele, Brasília já se separou do Brasil faz tempo. “Só queremos oficializar o divórcio. Nos tempos do Brasil colônia pagávamos 18% de impostos, hoje pagamos mais de 51. Brasília é mantida a duras penas e nos devolve muito pouco. Vamos seguir lutando”, destaca.

Na região, urnas serão colocadas em praticamente todos os municípios. Serão seis urnas em Criciúma, quatro em Içara, três no Balneário Rincão, duas em Cocal do Sul, e uma em Urussanga, Lauro Muller, Treviso e Siderópolis.