Moradores de Morro da Fumaça beneficiados com prótese dentária

Morro da Fumaça

Uma boa saúde começa pela boca. Uma boa mastigação dos alimentos ajuda na digestão e absorção dos nutrientes e ter um sorriso bonito melhora a autoestima. Pensando nisso, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, passou a disponibilizar próteses dentárias. Uma das contempladas é a moradora do Bairro Bortolatto, Vanilda de Souza Jacinto. Com a mesma prótese há dez anos, nesta semana ela foi à Unidade de Saúde do Bairro Graziela para fazer o molde e consequentemente receber uma nova prótese. “A antiga machucava a minha boca, além disso, eu fumava e isso deixou os dentes amarelos”, conta.

Neste início, serão dez por mês, com prioridade aos pacientes que necessitam de prótese total ou parcial, bem como os que possuem antigas que podem estar prejudicando a saúde bucal. Vanilda faz parte dos fumacenses que ganharão a nova prótese no mês de agosto. Já os contemplados em julho receberão na próxima segunda-feira, dia 12.

Avaliação

Para receber o benefício, explica a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Silvia Silvestre Negro, os interessados devem procurar o dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para realizar uma avaliação odontológica. “Após passar pela consulta e serem aprovadas, as pessoas serão encaminhadas para a confecção das próteses”, fala.

Conforme o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi, o trabalho é realizado por profissionais especializados contratados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec). “Inicialmente, o investimento será de R$ 5 mil por mês, mas, dependendo da demanda, este valor poderá ser ampliado. Entendemos a importância da saúde bucal, por isso estamos realizando mais esta ação”, ressalta.

Foco na saúde bucal

Além da disponibilização de próteses, a Rede Municipal de Saúde possui outros trabalhos voltados à saúde bucal. Hoje, são cinco consultórios que contam com profissionais qualificados e novos equipamentos. Um exemplo da dedicação e melhorias foi a troca da cadeira que era utilizada na unidade de saúde do distrito de Estação Cocal que possuía em torno de 20 anos de uso. “Queremos que os fumacenses sintam-se bem consigo mesmo, não tenham constrangimento, e isso passa por uma boa saúde bucal. Receber este tratamento adequado é uma questão de cidadania, por isso seguimos investindo nesta área”, afirma o prefeito, Noi Coral.

Os dentistas do município prestam os atendimentos de atenção primária como restaurações, limpezas, extrações. Além disso, conta Silvia, o Município também faz encaminhamentos à atenção secundária, cuja referência é o Centro de Especialidades Odontológicas, de Içara. “Focamos em diversas áreas e a saúde bucal é mais uma de nossas preocupações, por isso não medimos esforços para bem atender os fumacenses”, observa o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.