Morre o professor Toninho Milioli

Criciúma

Morreu nesta sexta-feira, aos 69 anos, o professor Toninho Milioli. Ex-reitor da Unesc ele lutava contra um câncer. Reitor durante dois mandatos, Toninho era figura histórica e um dos nomes mais respeitados da instituição. 

Seu corpo será velado no Auditório Ruy Hülse, na Universidade, a partir das 22h e sepultado neste sábado (19/04) no Cemitério Municipal de Criciúma. Uma cerimônia, às 15h, irá anteceder o sepultamento, marcado para às 16h.

Antônio ocupou o cargo de reitor da Universidade de 2001 a 2009 e teve trabalho fundamental na construção da Instituição e no que ela se transformou nesses 50 anos. Irmão do saudoso Milioli Neto, Toninho é filho de Antônio Milioli e Simone Pereira Milioli. Casou-se com Vanilda Ronchi Milioli, com quem teve duas filhas: Danielle Milioli e Karine Milioli (in memorian).

História construída na Unesc

A trajetória de Antônio Milioli na Unesc iniciou em 1971 na então Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), quando ingressou na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação) e formou-se em 1975. Seus trabalhos de liderança frente à Instituição começaram ainda em 1973, quando ainda muito jovem foi presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes).

Logo após concluir a graduação, começou a trabalhar na Instituição, foi professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Engenharia de Agrimensura, Matemática e Biologia, lecionando as disciplinas de Física, Matemática e Estatística.

Toninho foi eleito em pleito direto como diretor presidente da Fucri para o mandato de 1985 e 1986. Após participar da redemocratização da Instituição, em 1993 junto a Edson Rodrigues, assumiu o cargo de vice-reitor da Unesc, continuando na gestão consecutiva até 2001.

Já em 2001, Toninho foi eleito reitor da Universidade, sendo reeleito na gestão subsequente (2005), ficando no cargo até 2009. Ao longo de todos os anos que passou dentro do Campus, acompanhou a evolução e os desafios pelos quais a instituição passou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *