Mostra de Desenhos Infantis expõe combate ao trabalho infantil em Criciúma

Criciúma

Uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região levou para Criciúma a Mostra Catarinense de Desenhos Infantis, que tem como tema Criança não trabalha: Lugar de Criança é na Escola.

A exposição foi lançada no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris e segue exposta na cidade até o dia 09 de outubro. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc, deputado estadual Sérgio Motta, disse que a exposição itinerante busca desenvolver ações educativas e de conscientização relacionadas à erradicação do trabalho infantil em Santa Catarina.

O parlamentar salienta que esta exposição tem como foco sensibilizar a sociedade referente ao enfrentamento que precisa ser feito. E destacou o papel fiscalizador que tem enquanto deputado, para coibir ações que incentivem o trabalho infantil. “Dizem que as crianças são o futuro da nação, mas para isso acontecer elas precisam estar na escola. Nosso compromisso é evitar o trabalho na vida das crianças. Queremos sempre estar ao lado dos que combatem este crime. Pedimos que denunciem”, pontuou.  

Em seu discurso, o deputado lembrou sua história e relatou que seu pai, aos nove anos de idade começou a trabalhar em uma padaria em Portugal. Por lá, ele carregava sacos de trigo nas costas e desenvolveu sérios problemas de coluna que o fizeram sofrer com isso por muitos anos. A Juíza Federal da Primeira Vara do Trabalho, Janice Bastos, participou do ato e disse que atua com o intuito de chamar a atenção das pessoas para o problema social que é o trabalho infantil. Ela é gestora do Comitê de Prevenção ao Trabalho Infantil no Sul do Estado. “Vejo coisas na minha profissão que as pessoas nem acreditam quando eu conto”, resumiu ela.

Os desenhos apresentados na exposição foram elaborados por alunos da rede pública estadual, estudantes de terceiras e quartas séries. Já receberam a Mostra itinerante as cidades de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul e Blumenau. Tubarão é a próxima no cronograma a receber a Mostra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *