Municípios da Amrec discutem recuperação Ambiental

Criciúma

Os representantes dos municípios de Treviso, Içara, Urussanga e Siderópolis, além de representantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) estiveram reunidos na sede do Ministério Público Federal, em reunião com o Procurador da República Demerval Ribeiro Vianna, para debater as áreas mineradas e que estão em recuperação ambiental. Os municípios querem a liberação dessas áreas para usos, como construção de distritos industriais, por exemplo.

O procurador, negou o pedido, dizendo que as áreas ainda não foram recuperadas. Segundo ele, “houve resultados, mas ainda está aquém do que precisa ser feito”. O procurador disse que a recuperação foi paliativa, e que precisa melhorar a qualidade das águas, tanto na parte subterrânea, quanto na superficial. E que elas ainda estão contaminadas, onde em alguns lugares o PH está em dois a três.

Vianna sugeriu aos gestores municipais que intervenham junto ao Governo Federal pela rápida recuperação das águas degradada, já que a responsabilidade é da União. O assunto ainda deve voltar à pauta nas próximas assembleias de prefeitos da AMREC.