Mutirão atende 390 pacientes com cataratas

O mutirão de cirurgias eletivas do Hospital São Donato, de Içara, realizado entre os dias 20 e 31 de dezembro de 2017, resultou em mais de 390 procedimentos cirúrgicos. O balanço realizado nesta segunda-feira, dia 8, foi considerado positivo pela instituição e pelo Governo do Estado, que investirá mais de R$ 9 milhões em aproximadamente 8,5 mil cirurgias em 13 hospitais catarinenses.

No São Donato, foram atendidos pacientes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) que haviam indicação cirúrgica e constavam na lista de espera de suas cidades. A cirurgia foi realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os pacientes tiveram direito a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. ​ ​ Segundo o ​ g erente ​r​ egional de ​s​ aúde, Fernando de Fáveri, a lista de espera para esta especialidade nos municípios da Amrec ​gira em 500  pessoas e o mutirão ​zerou em torno de 9 0% ​ esta fila​ .

Para o diretor ​administrativo  do Hospital São Donato, Júlio César de Luca, a parceria do Governo do Estado com os profissionais da instituição foi essencial para o sucesso das cirurgias. “Foram dias intensos de trabalho, com os profissionais médicos e toda equipe de apoio, tendo em vista que tivemos um mutirão de grandes proporções”, frisa.

De acordo com o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Acélio Casagrande, o mutirão realizado na instituição ​desafogou  as filas na região. “O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes para os procedimentos, muitas vezes simples”, destaca Casagrande, lembrando que o Ministério da Saúde, no fim do primeiro semestre de 2017, publicou uma portaria referente a liberação de R$ 250 milhões para que Estados e municípios brasileiros promovessem seus mutirões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *