Conecte-se conosco

Geral

Nas receitas e nos ingredientes, a oportunidade

Publicado

em

Criciúma

Enquanto o mundo oferece tantas opções de caminhos tortuosos a serem seguidos, felizes são aqueles que encontram um bom rumo para as suas vidas logo cedo. É o caso de 22 adolescentes alunos da Abadeus, de Criciúma. Envolvidos nas atividades da instituição, os meninos e meninas buscam alternativas de novos aprendizados e já ensaiam uma profissão para a vida adulta. Em 2018 o grupo, que conta com estudantes com idade a partir de 14 anos, participou do curso Culinária Profissional e Segurança Alimentar, oferecido em parceria entre a Unesc e a Abadeus. Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos e agora, depois de oficialmente formados, as portas devem se abrir ainda mais.

Este é o segundo ano em que a oportunidade é oferecida para adolescentes do programa Jovem Aprendiz com a intenção de proporcionar a eles o aprendizado em uma área que conta com boa demanda de empregos na região. Conforme a diretora-executiva da Abadeus, Shirley Monteiro, com o diploma do curso em mãos, as oportunidades conquistadas podem ser valiosas. “Além de aprenderem dezenas de receitas, os participantes passam a ser certificados em boas práticas de manipulação de alimentos. Lá fora eles precisariam pagar caro por essa certificação e aqui recebem a qualificação de qualidade e de forma gratuita”, explica.

A turma do segundo semestre de 2018 acabou de concluir o curso e para o próximo ano já consegue vislumbrar melhores oportunidade. Foram 48 horas de curso, divididas em encontros semanas ministrados por duas acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade, sob supervisão de uma profissional da área funcionária da Abadeus. Entre as disciplinas trabalhadas estiveram alimentação saudável; nutrição básica; história da gastronomia, cardápios; restrições alimentares; aproveitamento integral; panificação e confeitaria; saladas; cereais e massas; carnes, aves e pescados e boas práticas de manipulação de alimentos.

Todo esse conhecimento, para a estudante Helen Fernandes Medeiros, de 17 anos, já fez uma diferença e tanto. Além de conhecer de perto diversas opções de culinária saudável e acessível, o curso possibilitou a ela o empurrão necessário para iniciar no mercado de trabalho. “Hoje trabalho em uma empresa que fornece merenda para diversas escolas. Como é meu primeiro emprego, no início fiquei muito insegura, mas os ensinamentos do projeto me deram o conhecimento que eu precisava para iniciar e ver que gosto dessa área. Valeu muito a pena”, comenta.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho da Comunidade debaterá inclusão para futuro mais justo de detentos 

Publicado

em


O Conselho da Comunidade da comarca de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Criciúma e com o apoio da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma, promove no dia 29/4 o 3º Congresso Regional do Conselho da Comunidade de Criciúma. O evento acontece das 14h às 22h no auditório São João XXIII, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Com o tema “Inclusão em ação: estratégias para um futuro mais justo”, o encontro reunirá representantes do Judiciário, forças de segurança, diretores de unidades prisionais e especialistas em Direito Penal, além de lideranças religiosas e do Conselho da Comunidade.

Em novo formato, a programação é composta de 20 palestras, a maioria de curta duração, sobre experiências de educação, qualificação e capacitação profissional de detentos e detentas focadas em ressocialização e reintegração. A abertura do evento terá uma apresentação do Coral Novos Caminhos, da Penitenciária Feminina de Criciúma, e também, durante a programação, de uma peça teatral.

Palestrante do evento, a juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP da comarca de Criciúma, afirma que o tema do evento, “Inclusão em ação”, vem em boa hora para debate. “Sabemos que é compromisso da execução penal e de todos que militam em tão sensível área buscar meios para a ressocialização efetiva dos reeducandos, principalmente com a criação de postos de trabalho e estudo. Somente com essa mudança de paradigma é que estaremos atuando em prol de uma sociedade melhor e transformadora.” Além da magistrada, também palestrará no evento a juíza Livia Borges Zwetsch Beck, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Araranguá.

A presidente do Conselho da Comunidade de Criciúma, Ilda da Silva Del Ponte, explica que os objetivos do congresso são discutir temas relacionados à inclusão de apenados e apenadas na sociedade, e que os conteúdos que serão apresentados sobre o tema serão ministrados por especialistas das áreas de sistema prisional, educação e Poder Judiciário. “Esse é um tema de muita importância para a sociedade, saber o que é e o que pode ser produzido pela mão dos internos nas unidades prisionais da Regional Sul”, explica. Em sua avaliação, educação, religião e trabalho são os três pilares no processo de inclusão dos internos.

Para estudantes interessados, as inscrições para o congresso devem ser feitas pelo email [email protected] até o dia 26/4. A organização do congresso emitirá certificado de horas complementares. 

Continue Lendo

Geral

Inovação social e o papel transformador do Centro de Inovação Social Abadeus será destaque em palestra na Unesc

Publicado

em

Com o objetivo de disseminar o conceito de inovação social e compartilhar os principais insights sobre o tema na comunidade, o Unesc Connect, Hub de Inovação da Unesc, receberá nesta quinta-feira (18), o gestor do Centro de Inovação Social da Abadeus (CISA), Maicon Canever. O conteúdo será transmitido online por por meio do canal de YouTube Unesc TV, a partir das 19h.

O palestrante é um dos protagonistas da construção do CISA, em Criciúma, projeto pioneiro em nível nacional no âmbito da inovação social. O gestor tem formação em Administração de Empresas pela Unesc e atua há mais de 10 anos no setor de negócios e educação. Na palestra “Comunidade Inovação Social”, ele buscará ressaltar que o ponto central será a discussão da inovação na sociedade contemporânea.

“O Centro de Inovação Abadeus é uma referência em Santa Catarina no desenvolvimento de comunidades vulneráveis, onde a inovação é a chave para impulsionar projetos com grandes resultados. Nós reconhecemos sua importância como um agente de transformação social, tornando nossa participação fundamental nesse ecossistema”, diz Maicon. 

A parceria com a Unesc permite à Abadeus promover ações inteligentes e rápidas, utilizando a inovação social para resolver problemas sociais, frisa o palestrante. “Juntos, discutimos temas relevantes, compartilhamos cases de sucesso e construímos um futuro melhor para todos, unindo a universidade e o poder público nesse propósito”, destaca.

O encontro desta quinta-feira será um aperitivo dos conteúdos do Fórum de Inovação Social da Abadeus, que terá sua terceira edição nos dias 23 e 24 de abril, na ACIC, em Criciúma, ressalta a coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes. 

“A inovação com olhar social representa um potencial pilar no ecossistema que instiga a pluralidade, a inclusão e criação de oportunidades. A socialização desse conteúdo junto às nossas comunidades de inovação do hub Unesc Connect tem, portanto, o propósito de estimular novos olhares para o movimento da inovação social”, pontua.

Continue Lendo

Geral

Parque Astronômico de Criciúma recebe palestras de ex-engenheiro da Nasa

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação iniciou na última segunda-feira (15) e segue até domingo (21)

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nesta semana, no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², uma sequência de palestras ministradas pelo ex-engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o norte-americano Gabe Gabrielle. Entre a última segunda-feira (15) e esta sexta-feira (19), a iniciativa é voltada aos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma. No sábado (20) e domingo (21), a palestra será gratuita e aberta ao público, com sessão às 18h.

A palestra, que tem como objetivo encorajar as pessoas a seguirem seus sonhos, foi bem recebida pelos estudantes. “Nossos estudantes se mostraram muito interessados no conteúdo que o Gabe apresentou durante a palestra”, conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O ex-engenheiro já esteve na cidade em 2023.

O evento também confere à população a oportunidade de visitar o Parque Astronômico de Criciúma e participar das sessões do planetário digital. “Além de ressaltar ainda mais o interesse de nossos estudantes pela área da astronomia, o evento desperta, também, a curiosidade de quem não faz parte da comunidade escolar das unidades de ensino da rede municipal”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.

A história de Gabe Gabrielle

De chapeiro do MC Donald’s a engenheiro da Nasa, o norte-americano Gabe Gabrielle levou 20 anos para concluir o ensino superior. Apesar do longo tempo, ele atuou como diretor de Engenharia do Comando de Operações Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro do Knnedy Space Center e membro da equipe de palestrantes “Speakers Bureau”, da Nasa. Nos dias atuais, Gabe percorre diversos países relatando suas experiências pessoais e profissionais de forma divertida e motivadora, mostrando ao público que é possível alcançar seus sonhos através da dedicação e perseverança.

Parque Astronômico de Criciúma

Localizado no alto do Morro Cechinel, o Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023. O local é aberto todos os dias, das 9h às 21h, e conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400 ou pelo Instagram @parqueastronomicocriciuma.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com