Novembro Azul: Criciúma comemora fila zero para exames de próstata

Criciúma

A Secretaria de Saúde iniciou a programação do Novembro Azul nesta sexta-feira (1) com boas notícias. As filas para exames de próstata e para cirurgias de urologia foram zeradas. Resultado da promoção e prevenção de saúde ao homem que será intensificada durante todo mês.

Segundo o médico urologista o foco agora é marcar consultas. “Felizmente o Novembro Azul está alcançado seu objetivo na região. Conscientizar os homens sobre câncer de próstata e a ter cuidados em geral com a saúde está fazendo com que eles busquem mais informações sobre a doença e como prevenir, por isso conseguimos estes dados tão positivos. Agora nosso foco é marcar consultas, para gerar demanda de atendimento”, comentou o médico urologista, André Rodrigues.

Neste ano, 10 mortes foram causadas por câncer de próstata no município. “Se tem uma morte já gera preocupação, então imagina 10. Assim seguimos trabalhando para vencer o medo e preconceito que a maioria dos homens têm com os exames”, ressaltou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O SUS disponibiliza os exames de toque retal e Antígeno Prostático Específico. “A maior incidência é entre 45 e 80, pois com o envelhecimento aumenta as chances de se ter a doença. O histórico familiar também interfere nisso, por exemplo um homem cujo parente já teve câncer de próstata possui o dobro de chances do que a população normal. Obesidade é um fator importante, quando falamos em prevenção falamos também em alimentação saudável e prática de exercícios físicos”, disse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *