Novo sistema de transporte coletivo de Criciúma traz segurança e agilidade

Criciúma agora conta com um novo sistema de transporte coletivo. Os usuários poderão acompanhar os trajetos dos ônibus e ter acesso aos horários, podendo planejar suas viagens. O software foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (29), na Estação Rodoviária de Criciúma. O sistema conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), painéis informativos nos Terminais Urbanos de Criciúma, além do aplicativo Moovit, que irá auxiliar os usuários com horários e rotas de ônibus.

A Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público, criada através do decreto n° 1097, de 6 de julho de 2017, realizou uma pesquisa a fim de melhorar o transporte coletivo de Criciúma. Os estudos foram finalizados em novembro. “Por meio do decreto, solicitamos que houvesse uma modernização no sistema. O CCO será um marco e formará um núcleo de comando de operações online, permitindo a gestão integrada do transporte e do trânsito da cidade”, explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

“Os passageiros terão mais facilidade para planejar suas viagens, podendo sair de casa no horário exato que o transporte passar. Se tiver algum imprevisto no trajeto, as pessoas serão alertadas”, ressalta. “Os três terminais contarão com 13 monitores que informarão aos passageiros os horários dos coletivos”, completa o presidente da comissão, Celito Cardoso.

Segundo Cardoso, as concessionárias instalaram GPS em todos os 119 ônibus que atuam no transporte coletivo de Criciúma. A Administração Municipal adquiriu os computadores que foram instalados na CCO e os painéis nos Terminais Urbanos.

Salvaro relembrou as dificuldades que os passageiros encontram ao utilizar o transporte coletivo no município. “As melhorias foram e ainda estão sendo realizadas visando o conforto, praticidade e segurança dos usuários. Nosso objetivo é que mais pessoas passem a utilizar o transporte, através de facilidades oferecidas pelos novos serviços instalados”, enfatiza Salvaro.

O CCO funcionará das 6h às 0h, sendo monitorado por profissionais da DTT de Criciúma e da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). As modernizações foram realizadas pelo Governo de Criciúma, via DTT de Criciúma, em parceria com a ACTU, Conselho Municipal de Transporte e Câmara de Vereadores de Criciúma.

Além do prefeito, Clésio Salvaro, e do vice-prefeito, Ricardo Fabris, participaram da inauguração parte do secretariado da Administração Municipal, o vereador Ademir Honorato e o presidente da ACTU, David Tiscoski, entre outros.