Parceria com a Unesc vai capacitar acadêmicos sobre importância dos serviços da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) vai realizar uma ação para celebrar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto. O evento será realizado na segunda-feira (13), no auditório Ruy Hülse, na Unesc, e vai contar com palestras sobre a importância do serviço nos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina e Engenharia Química.

Conforme a gerente da Vigilância em Saúde, Suzana Maria Albuquerque Vaz, o principal objetivo da atividade é promover a conscientização dos estudantes para os campos de atuação da Vigilância Sanitária. “São futuros profissionais que poderão abrir uma clínica ou uma farmácia, por exemplo, e precisam estar cientes da importância da Vigilância Sanitária nessas questões de saúde”, explicou.

Uma das palestras irá abordar o tema: ‘Projetos básicos de arquitetura em estabelecimentos assistenciais de saúde’. Segundo o arquiteto e fiscal da Vigilância, Elízio Vanio Zaccaron, é de extrema relevância que haja uma análise prévia nos projetos de clínicas relacionadas à saúde, para que a estrutura seja adequada pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante todo o dia o evento também agregará conhecimentos sobre os campos de abrangência da Vigilância Sanitária, as normas de comercialização de alimentos para lactantes e crianças de primeira infância, como bicos e chupetas (NBCL), e uma explanação sobre o Programa Nacional de Vigilância da qualidade de água para consumo humano (VIGIAGUA).