Conecte-se conosco

Geral

Parceria pode viabilizar internet gratuita no Centro de Içara

Publicado

em

Parcerias poderão viabilizar internet gratuita em parte do Centro de Içara a partir deste ano. Conforme debatido nesta segunda-feira, a ideia é instalar o serviço na Praça da Matriz por um período de teste. E a partir da mensuração dos resultados, ampliar para outras áreas da cidade por meio do Procon, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Station Telecom. “Com o sinal wi-fi as pessoas ficarão mais tempo no comércio, além disso, terão mais facilidade para acessar o aplicativo do sistema rotativo”, elenca a presidente do Procon, Karoline Calegari.

“A disponibilização da Internet para os consumidores em Içara vai possibilitar também novas formas de comunicação do comércio com os consumidores com a divulgação, por exemplo, das campanhas promocionais. Vamos avaliar o comportamento dos usuários na cidade num projeto-piloto para planejar a expansão”, coloca o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. “Bastará um cadastro básico aos usuários. Isso garantirá a segurança nos dados trafegados e uma forma rápida de acesso”, completa o empresário Fernando Selinger.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc terá primeira
Dupla Diplomação e Titulação em nível de Mestrado

Publicado

em

A Unesc, ancorada em sua política de internacionalização, formalizou na tarde dessa segunda-feira (04/03) um significativo marco ao estabelecer o primeiro Acordo de Cooperação Internacional para Dupla Diplomação/Titulação, conhecido como Cotutela, no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado). 

Esta parceria foi estabelecida com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e envolve os cursos de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais do Programa de Pós-graduação (PPGCEM) e Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais (MEMEM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPVC).

A iniciativa de dupla diplomação proporcionará aos estudantes a obtenção simultânea de seus diplomas tanto no Brasil quanto em Portugal, automaticamente reconhecidos pelos países membros da União Europeia

O Programa de Dupla Diplomação/Titulação (PDDT) destina-se aos estudantes dos cursos de Mestrado das duas Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam matriculados no primeiro ano. Somente os acadêmicos previamente classificados nos processos seletivos específicos serão contemplados com o respectivo diploma luso-brasileiro. O acordo visa a colaboração mútua para a atribuição da diplomação, com base num conjunto de atividades que serão desenvolvidas simultaneamente entre as duas IES.

A solenidade de assinatura do acordo contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex), Gisele Coelho Lopes, e das coordenadora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, e Cinara Ludvig Gonçalves, respectivamente. Além disso, estiveram presentes o coordenador do PGCEM, Eduardo Junca, e o professor e idealizador da proposta, Fabiano Raupp Pereira. Do lado português, marcaram presença na sala de reuniões da reitoria da Unesc o professor Manuel Ribeiro, e, de forma remota, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale.

Visão da Unesc

Entusiasmada com a parceria e pelo início do programa Cotutela na Unesc, a reitora expressou seu entusiasmo pela assinatura deste pioneiro Acordo de Dupla Diplomação/Titulação. “Estamos dedicados a promover vigorosamente a internacionalização de nossa Universidade Comunitária, buscando acordos que resultem em uma participação efetiva dos estudantes. Com a formalização deste acordo, empenharemos todos os esforços institucionais possíveis para garantir que nossos estudantes possam usufruir plenamente desta oportunidade, assim como estamos abertos para contribuir de maneira recíproca com o progresso dos estudantes do IPVC”, afirmou a reitora.

A reitora também ressaltou que o PPGCEM, na sua área de atuação, é uma referência no estado de Santa Catarina. “Acredito que esta parceria será duradoura e trilharemos uma trajetória promissora, construindo juntos um programa de mestrado de excelência. Comprometo-me a assegurar que o que foi acordado e assinado será rigorosamente cumprido. Mantemos como princípio que aquilo que precisa ser feito deve ser realizado com a máxima qualidade”, concluiu.

“Este acordo para dupla certificação com Portugal é muito importante para o fortalecimento da excelência na formação pela experiência. Somos uma Universidade comprometida com uma formação conectada com o mundo para o aumento das competências profissionais e para o desenvolvimento regional. Essa parceria possibilitará além da dupla diplomação, outros projetos conjuntos com a instituição parceira, mas também a possibilidade de desenvolver a inovação, a ciência e a tecnologia para prover novas soluções para agregar valor ao setor produtivo de ambos os países e da Europa”, mencionou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Conforme relatou o professor Fabiano, um programa como este, de mestrado no modelo PDDT, vai impactar em muito o currículo do acadêmico e o nome da Universidade. “Esta iniciativa é extremamente importante e aumenta significativamente as relações institucionais e a internacionalização é fundamental para o Programa de Pós-Graduação. Este caminho que se abre vai ser uma tendência cada vez maior em várias áreas do conhecimento”, mencionou.

Parecer do IPVC

Participando de forma remota, o presidente do Instituto e a vice-presidente também contribuíram com seus pareceres sobre este importante momento. “Há de se dizer também que, de alguns anos para cá, temos feito um grande esforço nesta internacionalização, e as duplas diplomações têm sido uma aposta do nosso Instituto. Estamos estabelecendo parcerias importantes, porque essas relações são sempre entre pessoas, representantes da Instituição, e isso é efetivamente a segurança e o sucesso que almejamos. Nossos acordos de internacionalização são sempre de grande valia, pois valorizam as formações de nossos estudantes, que são nossa fonte de inspiração. Obviamente, uma das nossas missões e responsabilidades é formar e capacitar da melhor maneira possível. Desejo sucesso a este acordo e a outras relações que eventualmente possam se estabelecer futuramente entre nós”, declarou o presidente Carlos.

Assinando a cooperação para essa dupla diplomação, em nome do IPVC, o professor Manuel, idealizador da proposta, afirmou que é um acordo de extrema importância para ambas as instituições. “Este ato representa um marco para as duas IES, sendo a primeira parceria para Dupla Diplomação/Titulação de ambas. Será uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento de outra realidade, de um país diferente e europeu. Quero destacar que muitos desses trabalhos de mestrado, pelo menos em Portugal, estão frequentemente vinculados a parcerias com empresas, proporcionando um conhecimento da realidade empresarial no setor de energia e mecânica”, avaliou.

Continue Lendo

Geral

Inova Criciúma: inscrições encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

As inscrições para a 4º edição do programa Inova Criciúma seguem abertas até sexta-feira (8). A iniciativa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e inovador no município, estimulando o surgimento de novos modelos de negócios. Serão distribuídos até R$ 250 mil em apoio para 10 startups selecionadas. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Inovação (FMI). Os interessados podem se inscrever de forma presencial, no setor de Protocolo da prefeitura, localizado no piso inferior do Paço Municipal Marcos Rovaris, das 8h às 17h, ou pelo site criciuma.sc.gov.br/site/inova-criciuma.

Nesta edição, o programa abordará temas como sustentabilidade, economia criativa, indústria 4.0, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), químico e materiais e administração pública municipal. As propostas podem ser inscritas em quatro áreas específicas: desenvolvimento de produtos e equipamentos, criação de softwares e aplicativos, melhoria da eficiência na prestação de serviços à comunidade e aos cidadãos, e aprimoramento da gestão pública. Para realizar a inscrição é necessário ter uma solução para as áreas abordadas e apresentar a documentação prevista no edital.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, o financiamento estipulado para cada projeto é de R$ 25 mil, com um prazo de execução de até 12 meses. No entanto, o período pode ser estendido por mais dois meses, sujeito à aprovação da Comissão para Seleção e Monitoramento (CSM). “É uma oportunidade para conseguir recursos que vão ajudar no desenvolvimento da startup. Criciúma é uma das poucas cidades do Brasil que tem um fundo municipal exclusivo à inovação, que visa apoiar os empreendedores”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Alunos de Cocal do Sul conquistam 77 medalhas na OBMEP 2023

Publicado

em

Os alunos do município de Cocal do Sul obtiveram 77 medalhas na etapa nacional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Os estudantes das escolas municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol estiveram na prefeitura nesta semana para receberem os certificados e medalhas.

Ao todo, foram 45 alunos premiados da Escola Demétrio Bettiol, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 25 de bronze. Já na Escola Cristo Rei foram 32 medalhas, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. “Ano passado eu já tinha participado da prova e para mim é muito importante participar de campeonatos assim, ter a oportunidade de ir para outros lugares e ter a chance de conquistar uma medalha”, comenta o estudante Nicolas Maffiolete, de 11 anos, que sonha em ser professor de matemática.

Além dos pais e responsáveis que estiveram prestigiando, também esteve presente o prefeito Fernando de Fáveri, que distribuiu as medalhas, ao lado do vice-prefeito Erik Pereira Zeferino, o secretário de Educação, Lucas Pereira, as diretoras das escolas, e os vereadores Gilson Clemes (presidente), Luiz Francisco Honório e Evandro Lins, representando o Legislativo.

Entre os premiados, também está a aluna Barbara Sorato, do 5º ano da Escola Cristo Rei, que conquistou a medalha de ouro na competição. “Fiquei muito feliz por ter conseguido a medalha de ouro, me esforcei bastante ao fazer a prova. Foi muito legal receber a medalha do prefeito. Vou continuar me dedicando para ganhar outras medalhas”, diz.

As provas da OBMEP foram divididas por níveis, sendo nível I referente ao 2º e 3º ano e nível II ao 4º e 5º ano. “A OBEMP Mirim tem por objetivo transformar a relação entre estudantes e a disciplina de matemática, mostrando que a matéria pode ser divertida, e é a primeira competição voltada para alunos mais novos”, comemora a diretora da Escola Cristo Rei, Barbara Libia Stackoski.

Para Lucas, a Secretaria de Educação incentiva e apoia as participações de seus estudantes em todas as Olimpíadas disponíveis. “Os ótimos resultados ficam evidentes por meio do excelente desempenho dos alunos, e reforça também a qualidade da nossa educação”, completa o secretário.

“A escola fica muito feliz em ter essa quantidade significativa de medalhistas, pois é sinal de um trabalho sério e dedicação dos alunos, dos professores. Estão todos de parabéns”, salienta a diretora da Escola Demétrio Bettiol, Daniela Dal Pont.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com