Projeto começa com mais de 2 toneladas de recicláveis

O morador do Bairro Cristo Rei, Edmar Bardini, tinha o hábito de separar o lixo reciclável em sua residência. Semanalmente ele destinava o material para catadores ambulantes, mas agora o lixo separado levará alimento para a sua mesa. Iniciou nesta sexta-feira, dia 3, o Programa Reciclou Levou, que permitirá aos moradores a troca de resíduos secos, como plástico, papel, vidro e metal, por alimentos da Feira da Agricultura Familiar de Içara. Cada quilo de material higienizado agora pode ser trocado por R$ 0,50 de vale feira. O ponto de coleta está localizado no pátio do Terminal Rodoviário de Içara e a população poderá realizar a troca todas as sextas-feiras, das 7h às 11h.

Para Edmar o programa é de extrema importância para a população. “Logo cedo já vim para a rodoviária e pude adquirir alimentos da feira. Acho muito importante a possibilidade de trocarmos os lixos por comida e pretendo voltar mais vezes”, coloca.

O projeto, realizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), em parceria com a Coopafi e Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda proporcionará mais renda para o produtor rural, reduzirá que vai para o aterro sanitário, além de levar alimento para a mesa do cidadão içarense.

“Como morador do Campo Mãe Luzia, eu sempre pensei em um projeto que unisse o produtor rural e o meio ambiente. O Reciclou Levou é um programa que preserva o meio ambiente, por meio da redução do lixo e gera renda para os agricultores. No primeiro dia do programa já arrecadamos 2 toneladas, dando um incremento de R$ 1 mil reais na feira”, destaca o presidente da Fundai, Ivan Reús Viana.

“Os agricultores são aqueles que por meio do seu trabalho produzem o alimento do cidadão içarense e as pessoas da cidade agora darão a contra partida, inserindo renda para as famílias dos produtores rurais, além de não poluírem o meio ambiente com o lixo que será reciclado”, completa o chefe do poder executivo, Murialdo Canto Gastaldon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *