Projeto da Semana da Família em debate

Içara

Para aperfeiçoar o projeto de lei que cria a Semana Municipal de Valorização da Família no município de Içara, reuniões estão sendo realizadas com representantes da sociedade civil e religiosa de todas as denominações, a fim de ampliar o debate. Um novo encontro ocorreu no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal, na última quinta-feira, dia 25. Conforme o autor da proposta vereador Israel Rabelo o objetivo era reunir as secretarias municipais envolvidas na proposta para conhecer as suas realidades de trabalho e encontrar a melhor forma dos órgãos públicos poderem contribuir com a Semana da Família.

“A participação de várias entidades é fundamental para desenvolver melhor esse projeto. Queremos o envolvimento de todos, mas sem prejudicar os trabalhos das secretarias”, explicou Rabelo. O autor informou que o projeto de lei recebeu parecer de inconstitucionalidade por vício de origem. “Por entendimento jurídico o projeto poderá gerar custos ao município. Juntamente com os demais vereadores vamos tentar buscar uma maneira de viabilizar a proposta”, acrescentou Rabelo. “Esse projeto de lei tem o apoio de todos os vereadores, mas é necessário debater e moldar essa proposta”, entende o Presidente do Legislativo Alex Ferreira Michels.

Segundo o texto do projeto de lei a intenção é incluir a Semana da Família no calendário oficial do município. Para comemorar a existência da família; proporcionar a valorização da família enquanto base da sociedade; promover o fortalecimento da comunidade, com base no fortalecimento da família enquanto instituição; incentivar a transferência de conhecimento e preservar a herança de direitos, valores e crenças familiares, como meio de preservar a ética, a moral e os bons costumes dos cidadãos; promover a paz, o amor ao próximo e a fraternidade; fortalecimento de vínculos familiares; integrar as diversas secretarias municipais, coordenadorias, Poder Legislativo e demais Órgãos Municipais, com as famílias.

Durante a “Semana da Família” poderão ser proferidas palestras, realizados debates e painéis, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, visando conscientizar e esclarecer a população em geral quanto à importância da família. Assim como poderá ser realizado gincanas nas escolas, resgate de brincadeiras antigas, oficinas para confecção de brinquedos, fomentando a interação entre família e escola, resgatando a cultura, bem como realização de torneiros de futebol, vôlei, basquete entre outros que evolva a família, a escola e a comunidade. “A ideia é valorizar a família içarense, ao mesmo tempo juntar as atividades da administração pública, em uma semana voltada totalmente para a família”, finalizou o vereador Israel Rabelo.