Projetos da Rio Deserto serão apresentados no VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral

Criciúma

Dois projetos da Rio Deserto foram selecionados e serão apresentados durante o VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM). O evento acontecerá no Centro de Eventos da PUC RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 25 a 28 de maio.

Os trabalhos “Desafios na abertura do empreendimento mineiro: dez anos após a operação da Mina 101” e “Automatização como ferramenta do monitoramento ambiental” foram desenvolvidos pelos engenheiros químicos/minerais Rosimeri Venâncio Redivo e Felipe Medeiros Bertoncini, e pelas engenheiras ambientais Taíse da Silva Cancelier e Suelen Zanin Manfioletti.

A engenheira ambiental, Taíse da Silva Cancelier, ressalta que a participação no evento será uma oportunidade para apresentar as tecnologias adotadas no Sistema de Gestão Ambiental da Rio Deserto, bem como toda a atenção que a empresa tem com o meio ambiente. “Será ressaltado também o quanto o setor carbonífero investe em novos processos, atendendo às legislações ambientais e à segurança”, disse.

Segundo ela, os projetos que serão apresentados levam em consideração a busca pelo desenvolvimento sustentável e demonstram que a atividade de mineração pode sim estar alinhada com o meio ambiente.
Para a engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo, o artigo “Desafios na abertura do empreendimento mineiro: dez anos após a operação da Mina 101”, em especial, será muito importante para mostrar que é possível mineração em subsolo sem interferência na disponibilidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

“Além de não interferir nas águas, após uma década de operação se percebeu a melhoria das condições locais da sociedade, pelo uso da água tratada da mina. Exemplo disso foi a ampliação da área de cultivo de arroz e o uso da água no processo produtivo da indústria local”, explica.

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral
O CBCM é considerado o principal evento sobre carvão mineral do Brasil. A 6ª edição terá o tema “Desafios para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do Carvão Mineral”. O evento contará com renomados pesquisadores e palestrantes de forma a congregar a comunidade científica e o setor produtivo. O intuito é promover discussões relacionadas aos desafios e oportunidades da efetiva inserção do carvão brasileiro na economia nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *