Conecte-se conosco

Economia

Protocolo web deve facilitar liberação de documentos em Içara

Publicado

em

A partir de agora, moradores e empresários de Içara terão mais facilidade na hora de buscarem por serviços do Governo Municipal. A liberação de análise de projetos, alvarás e habite-se terá o processo de envio facilitado para os cidadãos içarenses, já pode ser operada através da internet.

Através do www.icara.sc.gov.br , todos os projetos podem ser encaminhados por meio do “protocolo web”. Segundo o secretário de Planejamento Arnaldinho Lodetti, a medida traz modernidade e mais eficiência para a administração, que passa a ser uma das poucas do estado a contar com o serviço.

“O processo é rápido e ágil. “Vai reduzir custo, gasto de papel, vamos ter segurança nas informações e principalmente agilidade. É uma modernidade que poucas cidades no Estado tem”, explica.

Confira o vídeo com o passo a passo do novo serviço:

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Últimos dias para pagar o IPTU em cota única em Içara

Prazo para aproveitar o desconto vai até 11 de março

Publicado

em

Termina na próxima segunda-feira, dia 11 de março, o prazo para os içarenses pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Nesta modalidade, o desconto é de 5%, podendo chegar a 10%, caso o contribuinte esteja em dia com o Município. Os proprietários de imóveis que desejarem parcelar o valor, poderão dividi-lo em até cinco vezes.

O boleto está disponível no site: https://encr.pw/zPKp4. Há também a possibilidade de o atendimento ser presencial, no guichê do Paço Municipal Ângelo Lodetti. O atendimento do Setor de Arrecadação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Neste ano, o calendário do IPTU será o mesmo da Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). A única diferença é que como trata-se de uma taxa, e não de um imposto, o pagamento em cota única não acarreta em desconto. É válido relembrar que içarenses proprietários de até três terrenos baldios são isentos da Cosip. Já para os donos de terrenos com unidade consumidora de energia, a taxa vem direto na conta de luz.

Confira o calendário para o pagamento do IPTU e da Cosip:

– 1ª parcela: 11 de março de 2024;
– 2ª parcela: 10 de abril de 2024;
– 3ª parcela: 10 de maio de 2024;
– 4ª parcela: 10 de junho de 2024;
– 5ª parcela: 10 de julho de 2024.

Continue Lendo

Comércio

Comércio com expectativa positiva para a Páscoa

Publicado

em

O consumo na Páscoa deve crescer entre 13 e 15% na comparação com 2023. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, a expectativa é de aumento nos preços dos ovos de Páscoa em 20%, em média. Entre os demais alimentos mais procurados para o almoço do feriado, os preços do bacalhau e do azeite também devem subir, principalmente, o do azeite com avanço de 24%.

Ainda falando em Páscoa a CDL de Içara trabalha com projeção de crescimento semelhante. Para ampliar ainda mais a venda a entidade prepara atrações e promoções. Serão distribuídos ovos de páscoa aos clientes sorteados e mais um vale compras de mil reais. A promoção será startada no próximo sábado, com lojas abertas até as 17 horas

Continue Lendo

Comércio

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Programa Lucra Mais

Publicado

em

A Sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, foi palco nesta quarta-feira (28) para o lançamento da 2º edição do Programa Lucra Mais. Uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de estratégias e caminhos práticos para impulsionar os lucros das Microempresas (ME) e Empresas Pequeno Porte (EPP) catarinenses, dos setores de Comércio e de Serviços.

Para o sucesso da iniciativa, o Sebrae/SC conta mais um vez com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL SC).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, celebrou os bons resultados da edição anterior, que culminou no lançamento dessa 2ª edição. “O Programa Lucra Mais alcançou 22 turmas distintas e 680 empreendedores catarinenses em 2023. Queremos repetir esses números em 2024, levando informação de qualidade até a ponta, desta vez aglutinando outros municípios. Assim, oportunizaremos o networking e o alcance de estratégias de negócios a mais empresas, com o suporte de profissionais capacitados e com a expertise necessária, por isso temos o Senac conosco, junto da Fecomércio e FCDL”, comentou.

Dentre os resultados apresentados durante o lançamento do Programa Lucra Mais para 2024, estavam os números coletados a partir da pesquisa de satisfação com os participantes em 2023. Para os entrevistados, mais de 8% obtiveram um aumento no faturamento de seus negócios e 6,25% na sua lucratividade. Já o nível de satisfação com o Programa foi de 94% e o NPS (Net Promoter Score) de 85%, o que demonstra a efetividade da ação.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, comenta a parceria com o Sebrae/SC. “Me sinto honrado em estar neste projeto, pois este é o nosso papel. A diretoria da Fecomércio SC trabalha como mola propulsora para desenvolver todo o seu ecossistema do setor do comércio, serviço e turismo, assim, o Lucra Mais vem ao encontro desses objetivos”.

Já o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior, demonstrou felicidade com o anúncio da segunda fase do Lucra Mais. “Os associados gostaram muito da primeira fase. Estamos muito satisfeitos que mais empresas serão atendidas por esse programa que foi pensado e planejado para incrementar as vendas com conteúdo prático. Parabéns a toda equipe do Sebrae”.

A pesquisa de tendências dos pequenos negócios realizada no terceiro trimestre de 2023, pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, apontou um crescimento no faturamento dos segmentos de Comércio (13,64%) e Serviços (6,27%), áreas beneficiadas pelas ações do Programa Lucra Mais.

Sobre os pequenos negócios varejistas, um levantamento da Fecomércio/SC aponta que as dificuldades de crescimento estão relacionadas ao cenário econômico desfavorável (29,1%), à alta concorrência, especialmente com o varejo online (22%) e a alta carga tributária (21,1%). Quanto à aplicação de recursos tecnológicos as dificuldades para os pequenos negócios varejistas é o alto custo das ferramentas (26,6%), seguido da falta de mão de obra qualificada (19,2%).

“Por isso, ações como o Lucra Mais são primordiais para apresentar um direcionamento às micro e pequenas empresas que querem crescer com conhecimento”, destaca Renato Campos Carvalho.

As aulas para as 660 empresas inscritas no Lucra Mais 2024 têm início em abril e vão até julho, com 21 horas de aula ao todo, de forma presencial. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo www.sc.senac.br/lucramais.

O programa na visão de quem já fez

Bruna Bortholotto, da empresa GR Condimentos, de Videira, compartilhou sua experiência com o Programa Lucra Mais durante a cerimônia de lançamento da 2ª edição.

“Durante a minha participação no programa percebi que os aspectos que a gente mais precisava trabalhar no nosso negócio eram os que estavam alinhados aos pilares de processos e gestão financeira. Para ver a questão de custos, avaliar nesse aspecto. E aí, os resultados foram muito bacanas, porque a gente conseguiu formatar melhor os processos, conseguimos revisar a nossa formação de custos, o que nos deu uma segurança melhor do nosso produto. O Lucra Mais nos ajudou justamente a lucrar mais, no sentido de reavaliar o custo, fazer alguns ajustes”.

A empresária Mariângela de Abreu, da empresa Luz da Lua, de Concórdia, também falou sobre os resultados que colheu a partir da iniciativa.

“A gente teve várias trocas com outros empresários da cidade. Pude sentir que algumas dores que a gente sente, também são as dores dos outros empresários. Pensamos no que podíamos fazer para melhorar e, nesse movimento, tivemos muitas trocas importantes.”

As duas empresárias estiveram em turmas do Lucra Mais 2023 e, a partir dessa experiência, puderam participar da missão empresarial do Sebrae/SC para o maior evento de varejo do mundo, a NRF 2024, realizada em janeiro em Nova Iorque.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com