Região ganha quase 100 milhões de investimento no saneamento

O governador Eduardo Pinho Moreira cumpriu agenda no Sul do Estado na tarde desta sexta-feira, 22, e o principal foco da visita foi o saneamento básico. Entre inaugurações, assinatura de ordem de serviço e lançamento de editais, o governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 100 milhões na região. O objetivo é aumentar a cobertura de tratamento de esgoto em cidades como Forquilhinha, Criciúma e Siderópolis.

“Saneamento básico é uma condição extremamente importante para a qualidade de vida e a saúde das pessoas. E também para o futuro. Não podemos mais viver sem saneamento. E a Casan tem conseguido melhorar bastante os indicadores de Santa Catarina com investimentos significativos”, afirmou o governador.

SES de Forquilhinha

O primeiro ato do dia foi a inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Forquilhinha. O investimento, viabilizado junto à Caixa Federal e com uma contrapartida da Casan, foi de R$ 27,3 milhões e compreende 37,5 quilômetros de rede de coleta, seis quilômetros de emissários terrestres, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de depurar 35 litros por segundo.

O sistema beneficiará quase 8 mil moradores da cidade nos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Ana, Santa Isabel e Clarissas. Com isso, o município ficará com 35% de cobertura de esgoto.

“Tratar esgoto significa cuidar da saúde das pessoas. A OMS aponta que cada real gasto com saneamento básico significa uma economia de outros 4 reais em saúde pública. É isso que estamos trazendo para Forquilhinha”, disse o presidente da Casan, Adriano Zanotto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *