Reitora apresenta os 100 dias de gestão frente a Unesc

Desde que assumiu a gestão da Unesc, a nova Reitoria vem implementando ações para tornar a Instituição ainda mais eficiente, com o objetivo de buscar a sustentabilidade financeira, sem perder o foco na excelência acadêmica. E desde que iniciou os trabalhos na Universidade, em 3 de julho, a nova gestão deu andamento em projetos importantes, como a da reestruturação administrativa. Em 5 de outubro, o CSA (Conselho Superior de Administração), composto por professores, estudantes e funcionários da Instituição e por representantes de entidades e municípios da região, aprovou por unanimidade a proposta de alteração do estatuto e regimento geral da Unesc, dando assim o aval para as mudanças.

A reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, montaram uma equipe de trabalho para planejar e organizar as mudanças analisadas como necessárias para que a Instituição atravesse pelo cenário atual de maneira sustentável. O objetivo é ter uma estrutura mais ágil e leve, menos burocrática, que fortaleça cada vez mais a parte acadêmica. Para isso, ações como revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas e suspensão de compras e locações já foram feitas.

Outros eixos estratégicos que estão em fase de implantação após estes 100 primeiros dias de gestão: fortalecimento do setor de captação de recursos; foco em inovação, com parcerias com o setor produtivo; ampliação de parcerias internacionais (internacionalização); a participação comunitária, por meio de conselho consultivo; a valorização das pessoas; atenção ao estudante, com reconfiguração do setor de atendimento; investimento em tecnologia da informação; além de atenção especial ao EAD (Ensino à Distância).

Atendimento e parcerias

Nos 100 dias de gestão, a Reitoria da Unesc também reforçou os laços com a comunidade interna, com encontros para ouvir sugestões e apresentar propostas, diálogo com representantes estudantis – incluindo parcerias para a realização de ações institucionais que visem a cultura de paz e o respeito à diversidade.

A nova gestão também vem estreitando laços com a comunidade externa. Luciane, Preve e equipe realizaram visitas a entidades de classe, prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, para apresentar a Unesc e colocar a Universidade à disposição de parcerias que objetivem o desenvolvimento regional, e também abriram as portas para receber representantes de instituições, entidades e municípios na Universidadade.

Universidade Comunitária regional

A busca pelo reforço da identidade regional e da marca Unesc também fazem parte do projeto da nova gestão universitária. Luciane afirma que a Unesc é Nossa Universidade porque mesmo sendo criada em Criciúma, tem raízes fortes em todo o Sul catarinense.

E como Universidade Comunitária, a Unesc tem características como: ser uma Instituição com gestão pública não-estatal sem fins lucrativos; buscar uma gestão participativa e democrática; ter compromisso socioambiental e com o desenvolvimento de toda a região; ter como premissa a formação humana, profissional e cidadã dos seus estudantes e a valorização das pessoas e o respeito às diversidades.

As informações sobre os 100 dias de gestão da nova Reitoria da Unesc foram repassadas durante uma coletiva com a imprensa regional, que ocorreu na tarde desta terça-feira (31/10) na Universidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *