Conecte-se conosco

Geral

Repasse de reduz quase 6 milhões do déficit com o Içaraprev

Publicado

em

O Governo de Içara consolidou o destino do terreno da antiga caixa de carvão, localizado na área central da cidade. O imóvel foi transferido para o Içaraprev e quase 6 milhões de reais, que é o valor do terreno, foram abatidos integralmente da dívida que existe com o instituto de previdência dos servidores. A escritura do lote, com 7,2 mil metros quadrados, foi entregue nesta quarta-feira, dia 18, para a diretoria do instituto.

“Enxergo tal atitude como uma manifestação do executivo em diminuir o déficit. Mostrando que há uma preocupação com a aposentadoria dos servidores”, coloca o presidente do Içaraprev, Marcos Rossi.

“É a primeira vez que um gestor público de Içara faz um aporte para o instituto que é responsável por avaliar e conceder aos servidores públicos os benefícios da aposentadoria e pensão por morte. Estamos com isso valorizando ainda mais o servidor que por anos dedicou seus esforços ao Município”, destaca o chefe do poder executivo de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cerest de Criciúma promove ações sobre importância da segurança no trabalho

Campanha Abril Verde acontece ao longo do mês no município

Publicado

em

No mês de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Criciúma, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest), realiza a campanha Abril Verde. O objetivo da iniciativa é alertar os moradores sobre os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e as formas de prevenção. Ao longo deste mês, serão realizadas ações para ressaltar a importância da segurança no trabalho.

A primeira ação da campanha foi um concurso de cartazes nas escolas municipais, com a temática Abril Verde. A premiação dos alunos aconteceu na última semana. Nesta sexta-feira (19), os funcionários da Vigilância Sanitária e do Cerest de Criciúma participarão de atividades de relaxamento, práticas e terapias integrativas, oferecidas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 27 deste mês, os profissionais do Cerest orientarão os criciumenses sobre as notificações de acidente de trabalho, a importância da proteção e uso de Equipamentos de Segurança no Trabalho (EPIs). A ação acontecerá na Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h. Nesta data, serão expostos, ainda, os cartazes de alunos que se destacaram no movimento Abril Verde.

De acordo com a enfermeira de Educação Permanente do Cerest Macrorregional de Criciúma, Edna Rodrigues, as ações visam provocar reflexões sobre como as empresas podem garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Com o concurso de cartazes sobre o movimento Abril Verde, pretendemos fazer com que os alunos pensem que em toda ocupação, seja no trabalho braçal, no escritório, ou como empregador, corremos riscos. Então, a ideia é propor melhorias que nos tragam conforto e proteção em nosso ambiente de trabalho”, explicou.

Sobre o Cerest

O Cerest promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador, com o objetivo de reduzir a ocorrência de doenças e acidentes em ambiente de trabalho. Ao todo, são realizadas ações de educação em saúde em 43 municípios que compõem as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), e Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), com exceção, somente, de Pescaria Brava e Balneário Rincão.

De acordo com o coordenador do Cerest de Criciúma, Lecian Raupp, o município é referência regional nas ações de vigilância sanitária e epidemiológica em saúde do trabalhador. “Em 2023, foi praticamente uma ação a cada dois dias. Registramos118 ações de fiscalização e vigilância, beneficiando aproximadamente 5.973 trabalhadores. Vale destacar que os Cerest’s de todo o país são avaliados pelo Ministério da Saúde (MS). O Cerest Macrorregional de Criciúma foi, no ano de 2023, com uma média de 115,0 pontos, o que significa um resultado satisfatório”, pontuou

Com relação as capacitações, apoios e reuniões matriciais, em 2023 foram realizadas 48 ações, beneficiando, aproximadamente, 576 profissionais.

Abril Verde

No Brasil, a Campanha Abril Verde iniciou em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.

Continue Lendo

Geral

Bazar do HSJosé com produtos doados pela Receita Federal terá nova data

Devido as chuvas da última semana que atrapalharam o evento, o bazar abrirá ao público novamente nesta sexta-feira, dia 19 de abril

Publicado

em

O Hospital São José de Criciúma irá realizar em mais um dia, a nona edição do Bazar Beneficente com produtos apreendidos pela Receita Federal. A iniciativa será realizada no dia 19 de abril, das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia.

 “A chuva da última semana acabou atrapalhando as pessoas que queriam visitar o bazar. Temos ainda várias mercadorias, por isso resolvemos abrir novamente à comunidade. É uma excelente oportunidade para adquirir produtos de qualidade, com um preço mais acessível”, ressalta a diretora de Operações do HSJosé, Ir. Felícita Henz.

A Receita Federal doa as mercadorias que foram apreendidas, contudo, estabelece alguns critérios para a comercialização. O valor máximo de compras por pessoa é de R$ 2.500,00, sendo ainda determinada a quantidade de unidades permitida por produto.

A venda só será efetivada presencialmente com a apresentação do CPF e RG (apenas do titular dos documentos). As formas de pagamento são à vista ou no cartão de crédito, com parcelamento em 4 vezes.

O acesso ao bazar se dará pela SC-108 (em frente ao restaurante Ponto Certo), por ordem de chegada.

Regras para entrada:

  • * Na entrada, serão distribuídas senhas de acesso;
  • * Será permitida a entrada de 15 pessoas apenas por grupo (senhas);
  • * A permanência de cada pessoa será de 30 min;
  • * Não será permitido provar as peças;
  • * Não será permitido a entrada com bolsas.
  • * A quantidade permitida por item estará exposta nas bancadas e nos crachás dos atendentes.
Continue Lendo

Agronegócio

SAQ alerta aos pescadores sobre períodos e cotas para captura da tainha

Publicado

em

Para facilitar a comunicação com o setor pesqueiro e evitar problemas no cumprimento de normas, a Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina está divulgando de forma objetiva e sucinta tabelas com informações sobre os períodos para captura da tainha para cada modalidade, bem como sobre as cotas estabelecidas pelo Governo Federal.

As informações estão baseadas na Portaria do MMA nº 24 de maio de 2018, considerada norma mãe, que trata dos períodos para captura, e na Portaria nº 9 do MPA/MMA de 1º de março de 2024 que trata das cotas de pescado por modalidade.

:: Confira a tabela:

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com