Transporte de Paciente para Videira. Fotos/Saer-Criciúma

Saer realiza seu primeiro suporte médico na região

Equipe do Saer de Criciúma realizou neste sábado seu primeiro socorro de suporte médico. Profissionais receberam apoio de equipe do Samu para transportar uma garota de Içara, portadora de diabetes e que estava em coma.

A garota precisou ser retirada de Içara e levada para o Hospital de Videira, único com leito de UTI disponível para a internação. “Após contato feito pela central de regulação do SAMU, onde houve a solicitação do emprego das aeronaves para referida missão, visto tratar-se de caso muito delicado e urgente, foi montada a logística de transporte, visando aproveitar ao máximo o emprego das aeronaves e garantir a saúde da paciente”, relata o Saer.

O mesmo comunicado informa que o transporte da paciente foi dividido em duas etapas. “Desta forma, o SAER/SAMU, em primeira etapa, realizou o transporte aeromédico da paciente do município de Içara até o aeroporto de Lages; posteriormente, segunda etapa do atendimento, a paciente foi transportada pela aeronave da PM, acompanhada nos dois percursos da equipe médica do SAMU, até a cidade de Videira, local onde a paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI”.

A criação de uma equipe permanente para realizar esse tipo de ação vem sendo discutida na Amrec e depende de contratação de médico plantonista para atuar nos resgates.  O assunto também já foi debatido na Câmara de vereadores de Criciúma.