Samae de Morro da Fumaça alerta para riscos de estiagem

Morro da Fumaça

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça faz um alerta aos consumidores que devido à falta de chuvas faz-se necessário a economia e uso racional de água. Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, no estado as consequências da estiagem já refletem em desabastecimento em algumas regiões e as bacias da Região Sul demandam atenção.

Conforme informações da Epagri/Ciram, a falta de chuvas volumosas ocorre desde julho. De lá para cá, a ocorrência de chuvas foi de forma irregular, na região nos últimos meses as chuvas estão bem abaixo das medias históricas.

De acordo com o diretor presidente do Samae, Rogério Sorato, muitos investimentos foram realizados em todo o sistema de água: “A situação é preocupante, tivemos que reduzir a vazão das bombas de captação no rio, caso não chova nos próximos dias teremos que realizar racionamento de água. Solicitamos que os consumidores evitem o desperdício, não usar mangueiras e ou encher piscinas. Os investimentos continuam em nosso município, poços artesianos e outras fontes de água serão implantadas nos próximos meses conforme o planejamento”, fala.

Atenção para as dicas de economia de água:

– Evite banhos demorados;

– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;

– Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;

– Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira;

– Não lavar carros, pisos e residências com mangueira aberta;

– Use regador para molhar as plantas, não irrigar grama com mangueira;

– Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;

– No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *