Samae do Rincão emite nota sobre qualidade da água

Balneário Rincão

O Samae do Balneário Rincão emitiu no final desta tarde uma nota oficial sobre a qualidade da água fornecida aos moradores e veranistas do município. Durante os últimos dias a qualidade da água foi questionada por usuários que relataram ter recebido água gelatinosa.

“Em referência ao tratamento da água, os técnicos estão fazendo coletas em algumas residências reclamantes para fazer as análises da caracterização química e físico-química para avaliar a qualidade da água e aferir o motivo do acontecimento. Todo tratamento está sendo feito conforme determinação do Ministério da Saúde.

Uma das operações de tratamento da água chama-se “floculação”, a qual demanda um determinado tempo de execução para um pleno tratamento. O acréscimo da vazão necessária para atender as possíveis faltas de abastecimento, ocasionou uma diminuição da eficiência deste tratamento, o qual tem sua complementação na própria rede e nos reservatórios.

Na última temporada o Samae tratou 150 litros por segundo, nesta temporada em decorrência do aumento da população na alta temporada o sistema exige o tratamento de 200 litros por segundo. O Samae informa que está se adequando a nova demanda exigida e que novos investimentos serão realizados para evitar futuros transtornos.

Para resolver em definitivo, estamos estudando investimentos para a construção de reservatórios e de diversos ramais e adutoras ao longo de todo o sistema.

Problemas pontuais devem ser comunicados ao Samae para que os técnicos verifiquem o problema.”