Santuário de Caravaggio inaugura velário e abre novena em preparação à 67ª Romaria

Nesta sexta-feira, 18, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, deu início à novena em preparação a 67ª Romaria e Festa em honra à Padroeira. Todas as noites contarão com transladações da imagem de Nossa Senhora e missas presididas por diversos padres da Diocese de Criciúma.  A Romaria de 2018 entra em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, refletindo a figura de Maria como modelo para todos os leigos e leigas.

O Santuário, que no ano passado celebrou com júbilo os 50 anos de sua inauguração, neste ano inaugura também um velário na parte externa do templo, atrás da Gruta de Nossa Senhora, uma das primeiras obras que contempla o projeto de revitalização. A bênção e inauguração será realizada na quarta-feira, 23, após a missa das 19h30min. “É um ambiente para queimar velas, mas não apenas um ambiente físico, é um ambiente que tem um aspecto religioso, porque não se trata apenas de acender uma vela e pronto. Há todo um rito, no sentido de pagar uma promessa ou mesmo de gratidão, uma expressão de fé que a pessoa faz”, ressalta o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

“Ficou muito bonito e acolhedor. O velário tem todo um conjunto, com duas pérgulas laterais e, de um lado, uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio e de outro a de Cristo Ressuscitado, em vidro, com iluminação interna. É um ambiente chamativo, um ambiente que realmente propicia uma interiorização no sentido verdadeiro ao fato de queimar velas”, conta o padre.

O projeto é de autoria do escritório Machado & Kronemberger Arquitetura e Design e contempla uma rampa de acesso para que os devotos com dificuldade de locomoção ou cadeirantes possam se aproximar da gruta onde se encontra a imagem da Padroeira.

O grande dia da Romaria é no domingo, 27, com a missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *