São José ganha equipe de cuidados paleativos

Criciúma

 Desde agosto deste ano, o HSJosé possui uma equipe específica e preparada para o atendimento aos pacientes em cuidados paliativos na área de oncologia. O objetivo desta equipe multiprofissional (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogas, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional), é proporcionar aos pacientes, um pouco mais de conforto e qualidade de vida nesta fase da doença.

Sobre os cuidados paliativos

      Há quem pense, que uma pessoa com começa a receber cuidados paliativos, esta perto da morte; de acordo com os especialistas ao receber cuidados paliativos, a pessoa estará recebendo um pouco mais de conforto em meio a seu tratamento. “Receber cuidados paliativos quer dizer que, além do tratamento da doença (quimioterapia no câncer, por exemplo) o paciente também receberá tratamentos que focam na qualidade de vida e conforto”, explica a médica geriatra Dra Gabriela Serafim Keller (CRM-16833/RQE-13659).

    A especialista explica, que os pacientes que passam a receber cuidados paliativos, certamente possuem alguma doença crônica que pode trazer risco a vida; seja câncer, Alzheimer, doença renal crônica entre outras. Estes pacientes são pessoas, que além do tratamento curativo, devem receber também os cuidados paliativos.

     Quando atendido de forma adequada com todas as indicações dos profissionais, pacientes já em cuidados paliativos, podem viver o mesmo tanto ou até mais tempo que as pessoas que não recebem. O cuidado paliativo em nenhum momento do tratamento fará com que  a morte aconteça de forma mais rápida, as ações com os cuidados paliativos fazem com que o paciente tenha a doença em seu curso normal, porém, recebendo mais conforto e proporcionando assim uma melhor qualidade de vida no processo de sua doença; e isso pode ser por algumas horas ou até mesmo anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *