Semana começa com vacinação contra Pólio e Sarampo

Com objetivo de vacinar 10.123 crianças, entre 1 ano e menores de 5 anos, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo inicia nesta segunda-feira (6) em Criciúma. As doses estarão disponíveis em 44 Unidades de Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Criciúma tem a meta de imunizar 95% do público-alvo. Conforme a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Carvalho, a campanha é indiscriminada, ou seja, irá vacinar todas as crianças da faixa etária estabelecida. A imunização contra a poliomielite é a Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida como gotinha. No sarampo, todas as crianças devem ser vacinadas com a Tríplice Viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

Para fazer a vacina, os pais devem levar a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação. “Os pais que forem levar seus filhos para vacinar também poderão fazer a vacina do sarampo. No caso dos adultos, eles têm que tomar duas doses até os 29 anos e após essa idade mais uma, é uma vacina de rotina”, explica Patrícia.

No próximo sábado (11), a equipe de vacinação, em parceria com o Rotary Club de Criciúma, estará na Praça Nereu Ramos com uma van para vacinar as crianças que estarão circulando pelo local. A coordenadora também afirma que serão entregues panfletos da campanha em todas as escolas do município.

“As pessoas acabaram relaxando na vacinação contra o sarampo nos últimos anos. Esse ano já foram 600 casos no país. A vacina é a barreira mais forte para a prevenção da doença”, ressalta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *