Conecte-se conosco

Geral

Semana tem programação focada no Outubro Rosa

Publicado

em

Balneário Rincão

A Secretaria de Saúde de Balneário Rincão tem realizado atividades diárias na programação do Outubro Rosa reforçando a prevenção do câncer de mama. Nesta semana, a campanha será reforçada com a realização de duas palestras. Nesta quarta-feira, a professora Ana Regina Losso falou sobre – Violência Contra a Mulher: a dor invisível – e na sexta-feira será a vez da sexóloga Gabriela Soares Souza Dias que fará palestra com o tema “Ouça o Seu Corpo, Sexualidade e Autoestima”.

No encontro de hoje, a professora Ana Losso começou os trabalhos com a exibição de um vídeo focando a violência que as mulheres sofrem no campo. Muitas delas dependem dos maridos para sobreviver e passam por momentos terríveis com violência moral, física e muitas vezes chegando a serem mortas. Com o vídeo, a professora quis alertar o público sobre a destruição que a violência doméstica causa na vida das pessoas.

No mês de conscientização, a Secretaria de Saúde de Balneário Rincão está com programação especial. Na primeira semana, de 1 a 5 e 8 a 12/10, foi realizada a sala de espera em todas as unidades de saúde com orientação das equipes com as pessoas que frequentam as unidades. No dia 12, no projeto Rua do Lazer, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na Avenida Leoberto Leal realizando testes rápidos e levando orientação de saúde. No sábado, dia 13, os trabalhos foram na Unidade de Saúde do Rincão Sul com mutirão de coleta de preventivo e solicitação de mamografias. No domingo, dia 14 de outubro, durante a corrida rústica foi realizada a corrida do Outubro Rosa.

Nesta sexta-feira, dia 19, será realizada a roda de café com elas com a enfermeira, obstetra, professora e sexóloga Gabriela Soares Souza Dias que fará palestra com o tema “Ouça o seu corpo, sexualidade e autoestima”, tendo como público alvo a comunidade do sexo feminino e profissionais da saúde. No sábado, dia 20, será a vez da realização do mutirão de preventivos e solicitações de mamografia na Unidade de Saúde da localidade de Barra Velha.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo autoriza modernização do balizamento noturno do Aeroporto de Forquilhinha

Publicado

em

O Aeroporto de Forquilhinha terá o balizamento noturno modernizado. As obras foram autorizadas pelo Governo do Estado e o investimento será de R$896 mil. O prazo de conclusão para a execução total dos serviços é de 30 a 45 dias.

A manutenção e funcionamento do balizamento integram o conjunto de equipamentos e sistemas de auxílio à navegação do aeroporto. Durante as obras de revitalização do Aeroporto que ocorreram entre 2022 e 2023 verificou-se a necessidade de modernizar também o balizamento. 

O Governo do Estado já investiu R$17 milhões para a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implantação de via de inspeção.

Forquilhinha é um dos três aeroportos administrados pelo governo catarinense, que tem a outorga federal para a gestão. A previsão é que seja subdelegado para a administração municipal, seguindo o modelo que é adotado em outros 13 aeroportos no estado.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a ideia é dinamizar a regionalização da aviação no estado:

Continue Lendo

Geral

Saúde de Içara terá ações para as mulheres durante a campanha Março Lilás

Publicado

em

Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara, já estão decoradas no intuito de chamar a atenção do público feminino para a importância da prevenção ao câncer do colo do útero. O Dia D será realizado no terceiro sábado do mês, 16 de março, com todas as USFs abertas das 8h às 17h para a realização de exames preventivos, atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além da aplicação de vacinas.

“Durante todo o mês, o acesso ao exame preventivo Papanicolau estará mais facilitado em nossas unidades para atingirmos o maior número possível de mulheres. No entanto, a principal mensagem que queremos repassar é: não deixe para cuidar da sua saúde apenas no Março Lilás ou no Outubro Rosa. Faça os seus exames regularmente”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Içara, Shirley Gazola.

No ano passado, a campanha contabilizou cerca de 1,2 mil atendimentos na rede pública do município. Para este ano, a expectativa do Governo Municipal é ampliar ainda mais o resultado. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O câncer do colo do útero pode levar anos para se desenvolver. Além de alertar sobre o tema, a campanha também busca ajudar a enfrentar a doença, que atinge mais de 17 mil mulheres no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, informa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Continue Lendo

Geral

Festa do Colono: Vídeos com as candidatas à corte já estão disponíveis nas redes sociais

Publicado

em

O Governo de Siderópolis disponibilizou em suas redes sociais, os vídeos que apresentam as candidatas à corte da 23º Festa do Colono de Siderópolis. Ao todo, são cinco candidatas para corte da Terceira Idade, cinco para Corte Jovem e seis na categoria Mirim. Serão escolhidas uma rainha e duas princesas por categoria.

A escolha está agendada para o dia 15 de março, às 19h30 na Piazza Nova Belluno. Depois da escolha haverá show com a banda Matizes. A 23ª Festa do Colono acontecerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho de 2024.

Conforme o regulamento, os vídeos são apenas para apresentação, não contam ponto para escolha, que será feita por uma comissão julgadora, composta por cinco pessoas escolhidas pela Comissão Organizadora Central do evento. Os critérios de avaliação que serão levados em conta serão simpatia e charme; comunicação; desenvoltura e postura; harmonia física e beleza; e torcida organizada.

“Convidamos à população para participar da escolha da corte. Venham para a Praça, prestigiem as candidatas da sua comunidade. O sucesso da Festa também depende da participação de todos”, convidou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com