Sessão Especial comemora 207 anos da Polícia Civil em Santa Catarina

Criciúma

Agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, exercendo com excelência suas atribuições, através da apuração de crimes e contravenções por meio da investigação criminal.

A missão descrita é cumprida pela Polícia Civil há 207 anos em Santa Catarina. Para comemorar a data, o Legislativo realiza Sessão Especial, às 19h desta quinta-feira (18/7), nas dependências da 6ª Delegacia Regional de Polícia. A homenagem foi proposta pelo vereador Tita Belloli (MDB) e aprovada por unanimidade na Casa.

A criação da Polícia Civil de Santa Catarina tem como origem a data de 29 de julho de 1812, desde então vem combatendo o crime através da atividade de Investigação Criminal. 

A principal atribuição da entidade é a apuração das circunstâncias do evento criminoso e identificação de seus responsáveis. Para toda unidade policial civil é disponibilizada uma equipe composta por Delegado de Polícia, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia e, a depender do crime, um Psicólogo Policial. 

Cada um desses profissionais possui atribuições e especialidades específicas, as quais somadas contribuem significativamente para a elucidação e esclarecimento dos mais diversos crimes.

Compete também à Polícia Civil, como resultado final das investigações e do processo criminal, o cumprimento dos mandados de prisões expedidos em desfavor daqueles que foram judicialmente condenados.