Sicredi Sul SC: 20 anos de crescimento com cooperação

Criciúma

Cooperativas nascem a partir de uma necessidade coletiva e da união de, no mínimo, vinte pessoas que tenham força de vontade para atender esse objetivo, por meio de um empreendimento socioeconômico. Esse cenário era claro no final da década de 90, na Associação Empresarial de Criciúma – Acic.  E foi na estrutura da Associação, para atender as necessidades dos empresários locais, que há 20 anos, no dia 13 de julho de 1999, realizou-se a assembleia de fundação da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Confeccionistas da Região Sul Catarinense, a Acicred. Mas esse foi só o primeiro passo da trajetória da cooperativa, hoje denominada “Sicredi Sul SC”. Uma caminhada marcada por outros desafios, que ultrapassaram a necessidade e a força de vontade dos fundadores.

O primeiro presidente da instituição, empresário Adenir Zanette, relata que as principais dificuldades iniciais estavam na atração de associados, na venda de cotas e, sobretudo, na conscientização. “Saíamos a campo em busca de novos membros, mas encontrávamos muita resistência e desconfiança por parte dos empresários”, descreve o ex gestor.

            Presidente da Acicred desde 2004, o contador e empresário Aloísio Westrup relembra os fatos que marcaram a história da cooperativa até então. “Conquistamos uma nova sala em 2005, deixando as instalações da Acic, e abrindo ainda mais os atendimentos. Em 2007, migramos para o sistema Sicredi. Essa mudança garantiu à cooperativa recursos, suporte técnico e espaço para desenvolver o cooperativismo de crédito em várias cidades do sul do estado”, descreve Westrup.

            Após ingressar no sistema Sicredi, a Instituição deu outros três passos marcantes em 2011: abriu as suas atividades para atender todos os públicos, uniu a sua área de atuação com a cooperativa Sicredi Sul Catarinense de Tubarão, dando origem à atual nomenclatura “Sicredi Sul SC”, e, por fim, estruturou uma sede própria em Criciúma. 

Avanços que orgulham quem acompanhou tudo isso de perto. “Estamos felizes pela Sicredi Sul SC ter nascido na Associação Empresarial e hoje ser a nossa parceira em vários eventos. Temos ainda o trabalho em conjunto para a gestão do Cartão Acicard, que facilita a vida das empresas e fomenta o comércio”, afirma Moacir Dagostin, presidente da Acic, que participou do ato de fundação da cooperativa em 1999.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *