Tainhas fazem a festa dos pescadores no Rincão

Balneário Rincão

Demorou, mas finalmente elas apareceram. Desde ontem, pescadores artesanais da região estão com os olhos voltados para o mar, aproveitando a passagem de cardumes de tainhas. “Os cardumes começaram a encostar desde ontem. Na quinta-feira já tivemos registros de lanços em Arroio do Silva e hoje são pelo menos 20 canoas aqui no Rincão fazendo o cerco aos peixes. Dia de comemoração por aqui”, explica o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo.

Segundo ele, até o final da manhã pelo menos 12 toneladas já haviam sido capturadas. “A água está fria  isso está ajudando e fazendo os cardumes se aproximarem da costa. O mar também está calmo e isso facilita a entrada das nossas canoas. Esperamos que isso se mantenha para os próximos dias”, comenta.

O lanço desta sexta-feira é o primeiro bom momento da temporada de pesca, aberta no primeiro dia de maio. “Nós dependemos das condições climáticas e até agora o cenário era muito ruim. Vamos tentar pescar ao máximo até o restante da temporada porque a pesca da tainha é uma das mais rentáveis para os pescadores artesanais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *