Transporte de Criciúma em horário de Verão

Criciúma

A partir do Natal, na próxima terça-feira (25), o transporte coletivo de Criciúma funcionará com horários alterados. Os passageiros já podem consultar a nova tabela no site da Prefeitura de Criciúma, na página da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e na Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). A escala com os novos horários está destacada em amarelo. A partir do dia 25, permanece no site apenas a tabela especial de verão.

A medida foi tomada pela Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público de Criciúma, e conforme a engenheira civil da DTT, Caroline Zanette, todas as linhas terão alterações. A determinação faz parte do plano de racionalização do município.

“Os horários da manhã ao meio-dia e no fim da tarde não terão muitas mudanças. O usuário do transporte no meio da manhã e à tarde deverá tomar mais cuidado e consultar a tabela. A medida é por conta da redução de passageiros nessa época do ano”, explica. A tabela de verão alterada será utilizada até o dia 3 de fevereiro de 2019.

“O compromisso é deixar todos os ônibus em funcionamento e todas as linhas serão contempladas. A medida tomada é em virtude do baixo número de passageiros nesse período do ano, e faz parte do decreto nº 1097 que visa a redução dos custos”, acrescenta o diretor da DTT, Gustavo Medeiros.

Mais mudanças

A comissão desenvolveu um pacote de sete medidas que entrarão em vigor entre a próxima terça-feira e fevereiro. Além da tabela de verão, os integrantes também aprovaram a exclusão do serviço do Mineirinho. O motivo é que o número de passageiros pagantes não cobre o custo operacional.

Os horários do transporte Mineirinho será incluso no serviço regular dos ônibus. A mudança inicia já na próxima semana. “Se acontecer a eficácia nas medidas estabelecidas, consequentemente teremos uma redução no custo do sistema, e, acontecendo essa redução nos custos, vai interferir no cálculo da tarifa”, ressalta o presidente da comissão, o secretário da Fazenda, Celito Cardoso.

Outra mudança será a retirada dos bilheteiros na entrada pela Galeria Lúcio Cavaler, será usado apenas cartão. Ainda a partir de dezembro, serão utilizados os Amarelinhos para fazer o serviço de Expresso. Os novos veículos começam a funcionar também em dezembro, primeiramente entre o terminal Central e do Pinheirinho. A outra novidade é disponibilização do sinal wi-fi nos três terminais do município.

Já em fevereiro, com início do ano letivo, será disponibilizada a compra online de passagens para todos os passageiros, e os estudantes poderão adquirir as passagens mensais em duas parcelas. Também será incluída uma linha para os estudantes e colaboradores da Satc.