Trilha ambiental e piquenique com os alunos do Colégio Unesc

Criciúma

A fotossíntese é um processo natural utilizado pelas plantas para converter energia solar em energia química. Quem explica é o pequena Pedro Esteves Boing. “As flores fazem a própria comida e não passam fome por causa do sol”, disse o aluno do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc.

Junto de seus colegas, ele está estudando a vida no Planeta Terra, e aproveitou para colocar os conhecimentos em prática na tarde desta quarta-feira (28), durante um passeio pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Criciúma. Guiados por professores do instituto, os estudantes do Colégio Unesc conheceram a trilha florestal do IFSC.

Em meio a árvores e pássaros, as crianças aprenderam sobre as plantas nativas da região e do Brasil, bem como espécies com origens internacionais, além da vida natural em meio a floresta e a importância da preservação ambiental e da reciclagem. “Conheci o bambu e a banana veludo, que veio da Ásia para o Brasil, vi várias borboletas e gostei muito da trilha”, garantiu Letícia Rufino, também aluna do 2º ano.

Inclusão e conhecimento durante o passeio

A trilha fez parte das atividades propostas pelo IFSC para os estudantes do Colégio, além de alunos e servidores do instituto, relacionadas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada anualmente entre 21 e 28 de agosto.

A turma da professora Ana Karen Rosado foi convidada a participar do evento, pois a o Pedro, a Letícia e seus colegas entendem muito de educação inclusiva. Durante o evento, os pequenos apresentaram três canções, incluindo uma em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), aprendidas durante as aulas com foco na educação inclusiva.

Após a apresentação, a professora discursou sobre o tema para estudantes e servidores do IFSC presentes no evento. “Foi uma troca de saberes, compartilhamos o que aprendemos diariamente sobre educação inclusiva na perspectiva de uma educação transformadora”, comentou Ana Karen, ressaltando o foco na cooperação, compreensão e amizade que as aulas oferecem às crianças do Colégio Unesc.

Após a apresentação e a trilha, um piquenique garantiu a alegria das crianças, encerrando o passeio pelo IFSC. Os pequenos também receberam brindes pela presença no instituto e performance no palco. A professora Juliana Guimarães, da disciplina de artes, também acompanhou a turma durante o passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *