Conecte-se conosco

Últimas

Turismo rural integra comunidade com a natureza no Sul catarinense

Publicado

em

Santa Catarina é um estado rico em belezas naturais. O turismo de um modo geral e o turismo rural têm crescido cada vez mais e têm colocado o estado como referência no assunto. Exemplo disso, é Instituto Alouatta, que desde de 2005 realiza esse tipo de trabalho na região Sul catarinense, visando integrar a comunidade com a natureza de forma segura e consciente, tendo como princípios básicos, a preservação do meio ambiente e a segurança na prática das atividades.

“Estamos há mais de uma década trabalhando na articulação entre comunidade, instituições e poder público com foco no turismo de natureza que contempla o ecoturismo, turismo rural e de aventura”, ressalta o coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Renato Cadallóra.

Um projeto que faz parte do instituto, é o Rotas do Aguaí, o primeiro roteiro catarinense elaborado entorno de uma unidade de conservação. A Reserva Biológica Estadual do Aguaí é uma unidade de proteção integral, gerenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e é a segunda maior do estado com 7.672 hectares. Parte dessa área está abrigada dentro dos territórios dos municípios de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza, Morro Grande e, na sua parte superior, faz divisa com Bom Jardim da Serra.

 “O turismo relacionado às áreas naturais é um dos que mais cresce no mundo. No Brasil, pela geografia e biodiversidade, tem se apresentado como excelente ferramenta na geração de emprego e renda para comunidades aliado com a conservação da natureza. O Rotas do Aguaí já tem resultados expressivos tanto na ativação de novos negócios, como pousada, por exemplo, bem como em ações de conservação da natureza”, explica o coordenador.

A unidade tem extrema importância para a conservação, pois integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica. Além disso, possui expressivo manancial hídrico. “São cabeceiras, riachos e rios da Bacia do Araranguá, abrangendo mais de 45% da bacia de contribuição da Barragem do Rio São Bento, que abastece com água potável toda a região carbonífera do Sul Catarinense”, acrescenta Cadallóra.

 O Roteiro tem o apoio das prefeituras que fazem parte da Reserva Biológica do Aguaí: Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso e Bom Jardim da Serra. Conforme o Plano de Manejo da reserva sua área de entorno possui um grande potencial para prática de ecoturismo e turismo de aventura. “O principal objetivo deste roteiro que é levar as pessoas para terem experiências únicas ao ar livre de forma consciente e segura”, pontua.

Instituto Alouatta é um dos expositores confirmados na 8ª edição da Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar (AgroPonte). O evento que acontece de 15 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. “Quando lançamos o roteiro em 2013 apresentamos na AgroPonte daquele ano. Estávamos com um estande temático mostrando os atrativos naturais e as atividades já ofertadas nos municípios que compõe a rota. Nesta edição, estamos completando cinco anos de projeto e levaremos muitas novidades sobre a evolução do roteiro que temos certeza que todos vão se surpreender”, Cadallóra.

Para o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes, o instituto agrega de maneira positiva o contexto da feira, que visa fomentar as qualidades do estado. “Santa Catarina é riquíssima em diferentes aspectos e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Alouatta, com o Rotas o Aguaí é um belo exemplo de como o Sul do estado está buscando alternativas para o desenvolvimento sustentável das comunidades, gerando emprego e renda mas sem esquecer do meio ambiente que é o nosso bem mais valioso”, finaliza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com