Turminha do Futuro conhece o sistema de transporte coletivo da cidade

As crianças das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma embarcaram novamente na viagem da Turminha do Futuro. O projeto que é mantido pela ACTU e empresas associadas (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL), tem a missão de mostrar os pontos principais da cidade para alunos de terceiros e quartos anos. Dividido em sete viagens de estudo, inicia na história e termina na parte político administrativo de Criciúma. As crianças ainda ganham dois livros que contam em detalhes tudo o que elas vivenciaram na viagem, mochila, estojo, lápis e borracha.

Nesta quinta-feira (20), foi a vez da turma 302 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educação Infantil Dionísio Milioli embarcar na viagem de número cinco da Turminha do Futuro. Na quinta unidade do livro as crianças aprendem mais sobre o transporte coletivo da cidade. Já na primeira parada os alunos conheceram o Locomovel, uma máquina que era responsável pela energia elétrica de onde ficava.

Segundo a professora, Gisele Rosa Medeiros Madalena, em todas as aulas os alunos produzem um relatório onde contam o que acharam da viagem. “Eles realmente gostam muito de vir e é muito importante para o aprendizado deles. Aqui elas vêem a prática, tem mais de uma pessoa intermediando o conhecimento, o que torna a aula mais leve”, conta ela.

Em seguida os alunos tiveram aula com uma das proprietárias da empresa Critur, Florisvalda Dários, sobre o inicio do transporte coletivo na cidade e também sobre mobilidade urbana. Falando também da importância de um sistema de transporte coletivo de qualidade para o desenvolvimento de uma cidade. No posto de gasolina aprenderam sobre o preço do combustível e entre um caminho e outro assistiram a vídeos e tiveram aula de toda a parte histórica do transporte.

Na ACTU conheceram os diferentes tipos de cartões utilizados pela população. Na terceira e ultima parada, as crianças viram como funciona a segurança dos ônibus, onde eles ficam guardados e suas revisões mecânica, preventivas e corretivas. Puderam ver de perto também o sistema de lavação dos automóveis. Para finalizar a viagem as crianças ganharam um lanche para repor as energias.

Para a aluna, Ana Lara Pereira de oito anos, a viagem vale à pena. “Todos os passeios são bem legais, eu gostei muito, mas meu preferido foi o dos transportes”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *