UBS Centro é apresentada para colaboradores do antigo PAM e INSS de Criciúma

Criciúma

Com a estimativa de atender mais de 30 mil pessoas da região central de Criciúma, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, que será denominada UBS Centro Dr. Antônio Pazini, promete qualificar os serviços prestados aos moradores na rede de saúde pública municipal. Implantada no imóvel do antigo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a unidade de três pavimentos deve ser entregue pelo Governo de Criciúma nos próximos meses. Nesta sexta-feira (20), profissionais que atuaram no antigo INSS e no Posto de Assistência Médica (PAM) de Criciúma visitaram as obras de reforma da estrutura e foram homenageados pela Administração Municipal.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o vice-prefeito Ricardo Fabris, entregaram placas de homenagens aos colaboradores que ajudaram a construir a história do sistema de saúde de Criciúma. “Esse lugar recebeu muitas pessoas e faz parte da história de Criciúma. Diversos profissionais trabalharam aqui e merecem ser lembrados pelos serviços prestados na área da saúde pública. Em poucos meses, vamos reabrir as portas deste grande imóvel, que estava caindo aos poucos. Um moderno posto de saúde vai ser inaugurado e entregue às pessoas pelo governo municipal”, comenta Salvaro, que também descerrou uma placa que contém os nomes dos profissionais que atuaram no antigo INSS e no PAM de Criciúma.

Cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, à Prefeitura de Criciúma, o imóvel que abriga a nova UBS Centro foi denominado Edifício Joacir José Milanez por meio da lei municipal n° 7.106, de 11 de dezembro de 2017. Bacharel em Direito e engenheiro agrimensor, Milanez colaborou para o crescimento municipal na área da engenharia de agrimensura. Natural de Criciúma, Milanez foi membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) durante 11 anos e faleceu em novembro de 2017. Na visita às obras de reforma do imóvel, a família Milanez foi homenageada pelo Governo de Criciúma.

UBS Centro Dr. Antônio Pazini

O Edifício Joacir José Milanez possui 1.182,57 m² e está localizado na rua João Pessoa. O investimento para revitalizar a estrutura e implantar a UBS Centro Dr. Antônio Pazini é de R$ 1,1 milhão, proveniente do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD) do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon) de Criciúm. A empresa responsável pelos serviços de revitalização do imóvel é a Fecel Engenharia e Construções, vencedora de processo licitatório da Administração Municipal.

No piso térreo da UBS funcionará o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que contará com salas de bioquímica, imunologia, laboratório de microscopia, hematologia, microbiologia, parasitologia, urinálise, além de uma sala de coleta e classificação e distribuição de amostras. No primeiro andar, a Prefeitura de Criciúma instalará salas de reuniões, imunização, administrativa e a farmácia da UBS. No segundo andar serão implantados consultórios clínicos, consultório odontológico e ginecológico, salas para coletas de materiais, inalação e curativos, esterilização, assistência social, administrativa e espera.

Dr. Antônio Pazini

Natural de Santa Rosa (RS), Pazini prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mudou-se para Criciúma em 1972, onde começou a atuar como anestesiologista no pronto-socorro do Hospital São José (HSJ). Na entidade hospitalar, o santa-rosense manteve papel importante e lutou pela implantação da residência médica em Anestesiologia. Pazini faleceu em maio de 2013. A família Pazini também foi homenageada pelo Governo de Criciúma na visita às obras de reforma da estrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *