Conecte-se conosco

Geral

Últimos dias para inscrições em disciplinas isoladas nos Mestrados da Unesc

Publicado

em

Aos que estão interessados em continuar a sua qualificação ainda no segundo semestre de 2018, a Unesc oferece vagas em disciplinas isoladas para seus mestrados. O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materias) está com inscrições abertas até o dia 9 de agosto. Outro mestrado que também está com as inscrições abertas, é o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).

O Mestrado em Ciências e Engenharias de Materiais oferece as disciplinas de Processamento de Materiais, Seminários de Pesquisa em Ciência e Engenharia de Materiais, Materiais Compósitos, Processos de Reciclagem e Tratamento de Resíduos, Nanociência e Nanotecnologia e Termodinâmica dos Materiais.

Já o Mestrado em Saúde Coletiva está com oferece as disciplinas de Gestão do Cuidado Integral a Saúde, Docência na Saúde e Planejamento Estratégico em Saúde.

Para mais informações sobre os documentos necessários para as inscrições e os investimentos nas disciplinas isoladas: PPGCEM (48) 3431-2775 e o PPGSCol (48) 3431-2609.

 

Geral

Alunos de Cocal do Sul conquistam 77 medalhas na OBMEP 2023

Publicado

em

Os alunos do município de Cocal do Sul obtiveram 77 medalhas na etapa nacional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Os estudantes das escolas municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol estiveram na prefeitura nesta semana para receberem os certificados e medalhas.

Ao todo, foram 45 alunos premiados da Escola Demétrio Bettiol, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 25 de bronze. Já na Escola Cristo Rei foram 32 medalhas, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. “Ano passado eu já tinha participado da prova e para mim é muito importante participar de campeonatos assim, ter a oportunidade de ir para outros lugares e ter a chance de conquistar uma medalha”, comenta o estudante Nicolas Maffiolete, de 11 anos, que sonha em ser professor de matemática.

Além dos pais e responsáveis que estiveram prestigiando, também esteve presente o prefeito Fernando de Fáveri, que distribuiu as medalhas, ao lado do vice-prefeito Erik Pereira Zeferino, o secretário de Educação, Lucas Pereira, as diretoras das escolas, e os vereadores Gilson Clemes (presidente), Luiz Francisco Honório e Evandro Lins, representando o Legislativo.

Entre os premiados, também está a aluna Barbara Sorato, do 5º ano da Escola Cristo Rei, que conquistou a medalha de ouro na competição. “Fiquei muito feliz por ter conseguido a medalha de ouro, me esforcei bastante ao fazer a prova. Foi muito legal receber a medalha do prefeito. Vou continuar me dedicando para ganhar outras medalhas”, diz.

As provas da OBMEP foram divididas por níveis, sendo nível I referente ao 2º e 3º ano e nível II ao 4º e 5º ano. “A OBEMP Mirim tem por objetivo transformar a relação entre estudantes e a disciplina de matemática, mostrando que a matéria pode ser divertida, e é a primeira competição voltada para alunos mais novos”, comemora a diretora da Escola Cristo Rei, Barbara Libia Stackoski.

Para Lucas, a Secretaria de Educação incentiva e apoia as participações de seus estudantes em todas as Olimpíadas disponíveis. “Os ótimos resultados ficam evidentes por meio do excelente desempenho dos alunos, e reforça também a qualidade da nossa educação”, completa o secretário.

“A escola fica muito feliz em ter essa quantidade significativa de medalhistas, pois é sinal de um trabalho sério e dedicação dos alunos, dos professores. Estão todos de parabéns”, salienta a diretora da Escola Demétrio Bettiol, Daniela Dal Pont.

Continue Lendo

Geral

Governo autoriza modernização do balizamento noturno do Aeroporto de Forquilhinha

Publicado

em

O Aeroporto de Forquilhinha terá o balizamento noturno modernizado. As obras foram autorizadas pelo Governo do Estado e o investimento será de R$896 mil. O prazo de conclusão para a execução total dos serviços é de 30 a 45 dias.

A manutenção e funcionamento do balizamento integram o conjunto de equipamentos e sistemas de auxílio à navegação do aeroporto. Durante as obras de revitalização do Aeroporto que ocorreram entre 2022 e 2023 verificou-se a necessidade de modernizar também o balizamento. 

O Governo do Estado já investiu R$17 milhões para a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implantação de via de inspeção.

Forquilhinha é um dos três aeroportos administrados pelo governo catarinense, que tem a outorga federal para a gestão. A previsão é que seja subdelegado para a administração municipal, seguindo o modelo que é adotado em outros 13 aeroportos no estado.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a ideia é dinamizar a regionalização da aviação no estado:

Continue Lendo

Geral

Saúde de Içara terá ações para as mulheres durante a campanha Março Lilás

Publicado

em

Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara, já estão decoradas no intuito de chamar a atenção do público feminino para a importância da prevenção ao câncer do colo do útero. O Dia D será realizado no terceiro sábado do mês, 16 de março, com todas as USFs abertas das 8h às 17h para a realização de exames preventivos, atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além da aplicação de vacinas.

“Durante todo o mês, o acesso ao exame preventivo Papanicolau estará mais facilitado em nossas unidades para atingirmos o maior número possível de mulheres. No entanto, a principal mensagem que queremos repassar é: não deixe para cuidar da sua saúde apenas no Março Lilás ou no Outubro Rosa. Faça os seus exames regularmente”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Içara, Shirley Gazola.

No ano passado, a campanha contabilizou cerca de 1,2 mil atendimentos na rede pública do município. Para este ano, a expectativa do Governo Municipal é ampliar ainda mais o resultado. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O câncer do colo do útero pode levar anos para se desenvolver. Além de alertar sobre o tema, a campanha também busca ajudar a enfrentar a doença, que atinge mais de 17 mil mulheres no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, informa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com