Unesc abre processo seletivo para residência em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia no HMISC

Criciúma

A Unesc iniciou o ano de 2020 com diversas novidades, uma delas são os novos Programas de Residência Médica em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, inéditos no Sul catarinense. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina e a Rede Municipal de Saúde, a Universidade vai desenvolver o programa cujo edital, já está aberto. “A aprovação destes programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria qualificará sobremaneira esta área em nossa região”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Programa atenderá demanda da região

Para a reitora, a Universidade e o curso de Medicina, há algum tempo, vem planejando a implantação dos Programas de Residência Médica, buscando atender com excelência demandas ainda não supridas na região. “Estamos comemorando este resultado junto aos nossos parceiros a quem somos gratos pela possibilidade de compartilharmos este projeto tão planejado por todos nós: Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, Hospital São José e Hospital São Donato. Estamos colhendo o resultado de muito empenho e dedicação de nosso time da Medicina”, salienta.

A coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa, também comemora a conquista e afirma que a Residência Médica no HMISC irá contribuir com a formação de médicos especialistas que conhecerão a realidade da região, o que reforçará o trabalho da Unesc em prol da saúde no Sul catarinense. “Este desafio vem abrir o ano letivo com novas possibilidades de crescimento e construção de significativos conhecimentos em nível de especialização médica. No ano em que completa 20 anos, o curso de Medicina da Unesc inicia com mais um passo rumo à excelência em especialização médica e seu conceito máximo (nota 5) na avaliação do MEC”, afirma a coordenadora de Medicina da Universidade.

Seleção dos candidatos

A seleção de candidatos para os Programas de Residência Médica da Unesc será desenvolvida em duas etapas: prova escrita e avaliação do currículo e entrevista (realizado por uma banca examinadora, nomeada pela Reitoria, composta por três profissionais.

Os médicos interessados em participar do processo seletivo para a Residência devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro (confira o edital) https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18142.pdf?1581451639.

Ministério da Saúde anuncia bolsas para o período de três anos

O projeto dos Programas de Residência em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia da Unesc foi submetido à análise da Comissão Estadual de Residência Médica de Santa Catarina em agosto de 2019 e posteriormente, à Comissão Nacional de Residência Médica, que seguindo o parecer avaliativo positivo dos avaliadores que visitaram o HMISC e buscaram levantar as condições didático-pedagógicas para cumprimento dos requisitos necessários ao funcionamento de um bom programa de Residência Médica. No final de outubro de 2019, a Unesc, por meio de seu curso de Medicina recebeu o parecer favorável ao credenciamento provisório dos Programas de Residência Médica em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia.Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que os médicos selecionados pelos novos programas da Universidade, em parceria com o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina e a Rede Municipal de Saúde serão beneficiados com bolsas para a realização 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *