Unesc faz mutirão de limpeza no Cristo Redentor

Os moradores do Bairro Cristo Redentor, em Criciúma, têm nesta quinta-feira (7/12) uma boa oportunidade para dar a destinação correta a seus resíduos. Eles serão beneficiados por um mutirão de coleta, a ser realizado pela Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), em parceria com a Associação Abadeus, a Unesc, a Escola Municipal Vilson Lalau, a RAC Saneamento e a Associação de Moradores. O recolhimento do material inicia às 9 horas, quando um caminhão passará pelas ruas do Bairro para recolher qualquer tipo de material, reciclável ou não. Um grupo de atletas de meia maratona vai participar da ação, percorrendo a comunidade e distribuindo mudas de árvores nativas. 

A iniciativa compreende mais uma ação do projeto Cristo Redentor Mais Verde, em desenvolvimento no Bairro por meio de parceria interinstitucional. Seu objetivo é contribuir para a transformação socioambiental local, com o engajamento da comunidade a partir de sua sensibilização e participação ativa. Durante a atividade de coleta, os moradores também poderão destinar corretamente seus resíduos eletroeletrônicos, devendo entregá-los na sede da Abadeus, onde haverá local próprio para o seu armazenamento. 

Além da coleta de resíduos, haverá plantio de hortaliças em local ao lado da Abadeus, recentemente revitalizado e que durante muito tempo teve uso inadequado com deposição contínua de lixo. Participarão desta atividade alunos da escola Vilson Lalau, que também é beneficiária do projeto. Eles vão plantar mudas de rúcula, alface e almeirão.

 O mutirão tem o apoio do projeto “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente Abadeus: proposta de fortalecimento e ampliação para a comunidade de entorno”, vinculado à UNA CET (Unidade acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc.