Unesc prepara a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia

Criciúma

A Universidade vai receber uma convidada especial para o lançamento da décima edição da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), que ocorrerá no dia 11 de junho. A diretora de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sônia Nair Báo, virá para Santa Catarina exclusivamente para o evento na Unesc. Nele, a professora doutora vai falar sobre “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil”, em uma palestra aberta ao público em geral.

O lançamento da SCT ocorrerá às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Antes do evento, a diretora de Avaliação da Capes irá se reunir com representantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) e a Reitoria da Unesc, além de gestores de outras universidades comunitárias. 

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura), Sônia possui mestrado em Biologia Celular e Estrutural e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica). Realizou pós-doutorado na Universidade de Siena, na Itália. Atualmente, é professora titular da UnB (Universidade de Brasília), membro do Conselho Superior da Capes e diretora de Avaliação. Possui colaborações técnico-científicas com instituições nacionais e internacionais e já foi vice-reitoria da UnB, membro do comitê da área interdisciplinar da Capes e do comitê da área de morfologia do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que a SCT é o maior evento institucional da Unesc, que reúne os trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão e envolve todas as dimensões da Universidade. “A participação da diretora de Avaliação da Capes no lançamento da Semana é uma grande oportunidade para que todos estejam presentes e possam ouvir quais os destinos e as perspectivas da pós-graduação brasileira para os próximos anos, pela voz de quem está por dentro do sistema e de quem constrói todos os dias o sistema de avaliação no país, sempre relacionado com os indicadores internacionais. Esperamos que a comunidade interna se faça presente, questione e elucide dúvidas que por ventura tenha sobre a pós-graduação e a pesquisa no Brasil”.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Oscar Montedo, explica que a Capes, vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país, regulamentando, fiscalizando e avaliando os programas de pós-graduação em busca da excelência na formação de recursos humanos qualificados. “Por isto só, já se justifica a vinda de um representante da Capes para que nossos professores, alunos e coordenações de programas possam discutir o futuro da pós-graduação no Brasil. Um dos pontos mais importantes neste momento é a compreensão do novo modelo de avaliação dos PPGs e seu impacto no desenvolvimento da pós-graduação na nossa instituição. Estamos muito animados com a possibilidade de discutir esses e outros temas diretamente com a professora Sônia”.

O lançamento da SCT tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *