Vacina contra o HPV é disponibilizado em Criciúma

A Prefeitura de Criciúma, através do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, está ofertando gratuitamente vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). O procedimento é considerado rotina e deve ser realizado por meninas entre nove e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

De acordo com a enfermeira do Setor de Imunização, Patrícia Carvalho, o esquema vacinal é feito por duas doses, aplicadas em um intervalo de seis meses. “A vacina tem um custo elevado, mas o município disponibiliza gratuitamente. É um procedimento importante, pois previne a proliferação do HPV e garante a saúde das crianças e dos adolescentes”, afirma.

Para receber a dose, os beneficiários devem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, portando Carteira de Vacinação e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais sobre o HPV

Transmitido através de contato pele com pele, o HPV pode causar verrugas e lesões na pele e mucosas. Estas lesões podem levar aos cânceres de pele, colo de útero, pênis e garganta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *