Xadrez de Içara conquista Festival Catarinense da Juventude

A Equipe de xadrez da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara (ACX) foi a campeã do troféu eficiência do Festival Catarinense da Juventude 2018. Com 41 pontos obtidos, seguido de Blumenau com 39 pontos e Jaraguá do Sul com 34. O feito é um marco, sendo a primeira vez que uma cidade da região sul de Santa Catarina obtêm o título geral do Campeonato Estadual.
 
Realizado entre os dias 18 a 20 de maio, no Bairro da Juventude, o evento foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) em parceria com a ACX-Içara e Bairro da Juventude. Entre os principais destaques da delegação içarense, formada por 14 integrantes, ficaram Ana Julia Goulart Librelato, com o título geral da categoria Sub 18 Feminino (Tetracampeonato Estadual da Atleta), 2º lugar geral Sub 18 de Erica Pinheiro de Castro, além do 2º Lugar Geral de Gisele Santiago Leacina e 3º Lugar Geral de Maria Clara da Silveira Senger, ambas na categoria Sub 16 feminino.
 
A equipe içarense ainda obteve o destaque com os melhores atletas Sub 08 feminino do evento com Larissa D’agostin Nascimento, e na categoria Sub 10 absoluto com Lucas Galvão Martins.
 
“É um título inédito e histórico para Içara e toda a região Sul Catarinense, isso só foi possível, graças ao bom desempenho de toda equipe, cuja sua soma levaram ao título Geral do FECAJ. É a coroação de um trabalho que vem sendo realizado desde 2012, e que nos enche de orgulho e motivam toda uma geração de enxadristas içarenses”, destaca o técnico da equipe Claudionor Pirola.
 
“Somos destaque em diversas modalidades do esporte. O xadrez é um exemplo de que os projetos sociais, realizados na FMCE, preparam o caminho para grandes campeões”, completa a presidente da FMCE, Maria Tereza Chagas.