Conecte-se conosco

Economia

Especialistas apostam em reação rápida da economia

Publicado

em

Ouça esta matéria

A definição do cenário político em Brasília deve ter um reflexo quase imediato na economia do país. A avaliação é do professor e economista Ênio Coan. “Acredito que em 90 dias o mercado já vai reagir positivamente. O governo, o Estado se recuperar ai é outra história. O país levará cinco anos para sair dessa crise, mas o mercado reagirá mais rápido. Economia é sensação e a mudança, feita de forma segura dará a sensação para o investimento volte, o emprego e o crescimento também. Como estava era impossível ter esperança. Não muda da noite para o dia, mas criou-se o caminho para um destino melhor”, ressalta.

Coan também lembra que a presença de Henrique Meireles na Fazenda deve assegurar a confiança que o mercado precisa para esta reação. “Mas é claro que isso passa por uma série de medidas, ações concretas que terão que ser adotadas pelo governo. A reação do país, no entanto, levará mais tempo. O governo só estará saneado daqui uns quatro anos”.

Uma avaliação que também o aval do presidente da Associação Empresarial de Criciúma. “Com o governo que sai não tínhamos mais esperança. A mudança vai reascender a esperança da nação. Michel temer foi colocado no cargo pela indignação do povo. Então, o que se espera, é um governo ético, técnico e que será vigiado pela pressão das ruas. Ele tem uma chance só”, afirma Cesar Smielevisk.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CDL Criciúma realiza 1º Feirão de Empregos

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma realiza, nesta segunda-feira, 11 de setembro, a primeira edição do seu Feirão de Empregos. A ideia é reunir o maior número de nomes e contatos, para que as vagas disponíveis no comércio sejam preenchidas de forma assertiva e o mais rapidamente possível. O Feirão faz parte do projeto CDL Talentos, da entidade, que tem o objetivo de unir empregadores e empregados, resolvendo uma dor frequente no varejo, que é a falta de mão de obra.

A ação vai ocorrer das 14h às 17 horas, no auditório da instituição. Lá, a psicóloga Camila Busarello fará a entrevista e a avaliação do perfil dos candidatos para, posteriormente, indicar às lojas que aderiram ao CDL Talentos. De acordo com o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro, o projeto visa otimizar as contratações, aumentar a retenção dos profissionais e melhorar a experiência, tanto dos lojistas, quanto dos candidatos. “É uma excelente oportunidade àqueles que estão em busca de um novo emprego, da recolocação profissional ou, ainda, que simplesmente querem mudar”, explana.

Para deixar o nome, basta comparecer à sede da entidade na segunda-feira. O cadastro é gratuito. Para os lojistas que têm interesse em recrutar por meio do programa, basta entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2100 ou e-mail [email protected].

Continue Lendo

Economia

Câmara aprova limite para juros no cartão de crédito e Desenrola

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) a proposta que remete ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a fixação de limites para os juros do cartão de crédito a partir de sugestão do mercado. O texto também contém as regras do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.

Os deputados aprovaram o substitutivo do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), para o Projeto de Lei 2.685/22, do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Segundo o texto, o CMN deverá aprovar limites para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado do cartão de crédito. 

O texto aprovado prevê a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão. Assim, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para equacionar sua dívida.

Também foi incluído no projeto o texto da Medida Provisória 1.176/23, que cria o Programa Desenrola Brasil, a fim de incentivar a renegociação de dívidas, ofertando garantia para aquelas de pequeno valor (até R$ 5 mil).

O Plenário rejeitou todos os destaques e a proposta segue para votação no Senado.  

Continue Lendo

Economia

MEI: mudança na emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica começa a valer e

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Prefeitura de Criciúma aderiu à medida decorrente da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022. O Microempreendedor Individual (MEI), agora, deve emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), de forma obrigatória, por meio doSistema Nacional de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), via aplicativo ou site (bit.ly/3YZGzdT).

A Administração Municipal utilizava o sistema Fly e-Nota para a emissão da NFS-e. O sistema deixará de ser utilizado pelos MEI’s enquadrados como prestadores de serviços. “Ressaltamos que esta obrigatoriedade alcança, somente, o MEI que presta serviços. Os demais contribuintes prestadores de serviços devem continuar emitindo normalmente suas NFS-e através do sistema disponibilizado pela Prefeitura de Criciúma”, acentua o auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda, Diogo Luiz Brochetto.

O novo sistema passa a funcionar em todo o território nacional. O novo padrão nacional, a partir do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é vinculado à Receita Federal. Segundo Brochetto, que também é o chefe da Arrecadação e Apoio Tributário da Secretaria Municipal da Fazenda, a adesão do sistema tem como finalidade uniformizar o modelo do documento fiscal.

“O Sistema Nacional da NFS-e visa ter um ambiente de repositório de dados que assegure a integridade e disponibilize informações para os empresários e para as prefeituras”, afirma o auditor fiscal.

O que é a NFS-e Nacional?

A NFS-e Nacional é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em ambiente nacional pela Receita Federal para documentar as operações de prestação de serviços. A geração da NFS-e é feita automaticamente por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes.

“A NFS-e, documento digital, padronizado nacionalmente, possibilita aos municípios a troca de informações sobre o recolhimento de tributos e o perfil dos usuários, o que torna possível uma atuação dos entes federativos com mais inteligência de dados, simplicidade e praticidade na emissão, podendo emitir até pelo celular, além de não ter custos para adesão ao novo sistema”, explica Brochetto.

Para mais informações sobre o cadastro e a emissão de NFS-e podem ser obtidas por meio do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (www.gov.br/nfse/pt-br), do Governo Federal.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com