Conecte-se conosco

Economia

Morro da Fumaça reúne agricultores para a criação de Rota Rural

Publicado

em

Ouça esta matéria

A agricultura familiar faz parte da identidade de Morro da Fumaça. Além de garantir o sustento de centenas de lares, a atividade também possui um potencial para alçar novos horizontes. Para difundir a ideia da criação de uma Rota Rural no município, o Governo Municipal, em parceria com o Conselho de Turismo e a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) reuniu, alguns dos agricultores fumacenses em uma palestra sobre o turismo rural.

A rota contempla a produção de queijos e vinhos coloniais, farinha de milho, frutas e flores. O intuito do encontro focou na orientação e no incentivo aos produtores rurais. “Junto com a Epagri, nós explicamos aos agricultores como funciona uma rota turística. Passamos a motivação, porque para tirarmos essa ideia do papel, o trabalho também depende deles. Cada um, dentro do seu perfil, precisa preparar o ambiente. Ver o que de melhor eles têm a oferecer e vender”, explica Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, diretora do Departamento de Cultura do Governo de Morro da Fumaça.

A rota será ligada à gastronomia italiana. “Vamos levar o visitante a conhecer como se é produzido o queijo, o salame, colhida a uva, o morango… Também teremos a opção de restaurantes típicos e cafés coloniais”, complementa Danda. Quem mediou o encontro foi Thaise Guzzatti, professora de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentou cases de sucesso observados em outras cidades catarinenses.

Em ascensão

O turismo rural é uma vertente em ascensão na região, fomentando o empreendedorismo local. “Eu tenho bastante esperança de que vamos ter sucesso. Com mais visitantes conhecendo a cidade, ganham os produtores, o comércio, os restaurantes. Movimenta a economia e gera renda”, destaca o prefeito Noi Coral.

Neste ano, Morro da Fumaça ingressou pela primeira vez no Mapa do Turismo Brasileiro, colocando-se como um destino consolidado para receber repasses e emendas do Ministério do Turismo e desenvolver políticas públicas para potencializar ainda mais a atividade na cidade.

“Para termos uma economia forte, precisamos ser pujantes em diferentes setores. O turismo é um campo onde temos muito espaço para avançar, por isso traçamos a meta de ampliarmos o nosso leque de atrações e recebermos cada vez mais visitantes”, finaliza o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Economia

Prefeitura de Cocal do Sul passa a receber pagamento de tributos via pix

Publicado

em

Ouça esta matéria

Com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte, dando um passo a mais na modernização, a partir de agora a Prefeitura de Cocal do Sul passa a receber o pagamento de tributos através de pix. Dessa forma, as pessoas poderão contar com mais agilidade, evitando filas em lotéricas e deslocamento.

A ferramenta é uma facilidade tanto para o contribuinte como também para a prefeitura. Conforme o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros, é possível fazer o pagamento de IPTU, alvará de funcionamento, ITBI, dívidas do meio ambiente, além de outros tributos. Além disso, antes haviam poucos bancos conveniados e agora o pix engloba todos os bancos.

“A vantagem é tanto para quem recebe como para quem efetua o pagamento, trazendo mais rapidez na liberação dos serviços e facilitando a vida do contribuinte, tendo em vista que a procura por esta ferramenta era muito grande”, declara o secretário.

O pagamento do pix pode ser feito através da leitura do QR Code, sendo que alguns boletos podem ser retirados no site e outros na prefeitura. Para consultar as condições de pagamento e tirar dúvidas, os contribuintes podem ligar para os números 3444-6022; 3444-6021 ou 3444-6020.

Continue Lendo

Economia

Sicredi amplia portfólio de investimentos com lançamento da oferta de Renda Variável

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros, passa a oferecer acesso direto ao mercado de capitais com o lançamento de sua operação de renda variável. Com uma nova experiência, os associados poderão negociar ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs no mercado à vista pelo Home Broker Sicredi, além de contar com atendimento digital via WhatsApp da instituição.

O Home Broker do Sicredi está disponível em versão web e para dispositivos móveis, a qual tem conexão com o aplicativo principal do Sicredi, permitindo que por meio dele seja feito o acompanhamento dos investimentos, assim como envio e retirada de recursos para compra de ativos. Além disso, em parceria com a Eleven Research, os associados do Sicredi poderão receber informações sobre o mercado financeiro e recomendações de investimentos em renda variável, enquanto para o público em geral, estão disponíveis conteúdos didáticos sobre o mercado de capitais no site do Sicredi.

A fim de celebrar o momento, em parceria com a B3, foi realizada na manhã do dia 7 de novembro a cerimônia de toque de campainha, durante a abertura do pregão. O evento simbolizou o lançamento oficial da operação de renda variável do Sicredi.

“Com essa novidade buscamos oferecer a melhor experiência para os nossos associados, ampliando nosso portfólio de investimento e apoiando na democratização ao acesso a investimentos em renda variável. Acreditamos que o lançamento do home broker é o passo natural para a expansão do nosso portfólio e será muito bem recebido pelos associados”, comenta Alexandre Barbosa, diretor executivo de Administração do Sicredi.

“O lançamento de plataformas que facilitem o acesso desses investidores ao mercado de capitas, com o advento da tecnologia como meio para tornar as interfaces mais simples e acessíveis, é um grande ganho para o ecossistema do mercado financeiro e de capitais,” pontuou Fábio Hull, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

O lançamento da operação de renda variável é mais um movimento do Sicredi para ampliação do portfólio de produtos de investimento da instituição, que já conta com diversas soluções de Renda Fixa, além de mais de 20 opções de Fundos de Investimento e Previdência.

Cadastro

Para acessar o home broker, os associados deverão realizar o cadastro com o apoio de uma das agências do Sicredi e os gerentes darão os direcionamentos necessários para que utilizem os novos produtos.

Continue Lendo

Economia

Governo de Içara e CDL firmam parceria o “Natal Encantado 2022”

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Içara firmaram, na tarde desta segunda-feira (8), um convênio para realização das ações da campanha “Natal Encantado 2022”. O município vai repassar ao órgão o valor de R$ 175 mil (recursos próprios e da arrecadação do Procon) para a decoração, iluminação e atrações natalinas.

O acender das luzes de natal está programado para o dia 25 deste mês. Além disso, a Praça da Matriz também receberá iluminação especial e estará pronta para as festividades.

“A Praça será inaugurada antes do acender das luzes natalinas, mas, além disso, temos outras novidades como um maior número de brinquedos disponibilizados gratuitamente às crianças e o Desfile de Natal. É uma forma de incentivarmos o comércio e encantar as famílias nesta data tão especial que é o Natal”, revelou a prefeita içarense.

Já o presidente da CDL, Paulo Brígido, fala das atrações que serão o grande diferencial do “Natal Encantado”. “Queremos fazer um natal diferenciado, voltado para a comunidade e também positivo a todo o comércio. Queremos fechar o ano com uma grande programação”.

A programação que está em fase de finalização deve ser divulgada, por completo, na próxima semana.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com