Conecte-se conosco

Economia

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre

Publicado

em

Ouça esta matéria

As micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de empregos formais no primeiro semestre. Dos cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a junho, 961,2 mil, o equivalente a 72,1% do total, originaram-se em pequenos negócios.

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O desempenho das MPE é bastante superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022.

Apenas em junho, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, com 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. As médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas (26,6% do total).

Setores

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. O destaque entre as micro e pequenas empresas é o setor de serviços, que gerou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78 mil postos.

A construção e a indústria da transformação aparecem na segunda e na terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. No comércio, as MPE criaram 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42,8 mil vagas no período.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Içara inicia mais uma turma do curso de solda, em parceria com o SENAI e Librelato

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Içara, por meio da Escola Profissional Municipal de Içara, em parceria com o SENAI e a empresa Librelato, iniciou na noite desta sexta-feira, dia 5, mais uma turma do curso de técnicas de soldagem MIG/MAG. A formação é gratuita e realizada na sede da empresa Librelato, localizada na rodovia SC-455.

Esta é uma parceria muito importante entre poder público, instituição de ensino e as empresas. É uma parceria que vem desde o ano passado. Para 2022, temos previstas quatro turmas, sendo que esta é a segunda a ser iniciada. É uma parceria muito importante, pois é uma forma de capacitar a mão de obra que a própria empresa poderá absorver. É um projeto que tem dado muito certo e que nos possibilitará promover a capacitação de 80 pessoas ao longo deste ano”, aponta a supervisora dos cursos de curta duração do SENAI, Izamara Fabre Custódio.

De acordo com a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, o município investe cada vez mais na profissionalização das pessoas e garante oportunidades de crescimento dentro das empresas da cidade. “Eu sempre digo que todos nascem com algum talento e muitos partem sem saber qual era o seu talento pela falta de oportunidade de se aperfeiçoar”, afirma.

Continue Lendo

Comércio

Camicado inaugura sua primeira loja em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Camicado, maior varejista brasileira de artigos para casa e decoração, chega pela primeira vez a Criciúma com um modelo de loja física focado na experiência do cliente contemplando experimentação, aprendizagem e oferta de soluções completas para as necessidades dos consumidores. A unidade fica no Nações Shopping, foi inaugurada nesta quinta-feira, 04, e conta com 645 metros quadrados de área de venda. O investimento nesta operação foi de R$ 2,4 milhões.

A rede de lojas Camicado possui mais de 35 anos de especialização no mercado de casa e decoração. Com 122 unidades, a empresa está presente nas cinco regiões do Brasil, oferecendo uma grande variedade de produtos para decoração, utensílios de cozinha e domésticos, eletroportáteis, organização, cama, mesa e banho. Além disso, a marca é especialista em lista de presentes para casamento, chá de casa nova, aniversário ou qualquer outra celebração. Tudo para levar ao cliente soluções completas com qualidade e estilo, além de preços competitivos.

As novidades da operação do shopping incluem a retirada das vitrines para facilitar o acesso do público, o estímulo ao toque e à experimentação dos produtos – de jogos de talheres a camas e sofás – e recursos de comunicação visual sobre localização e uso de diferentes itens. O redesenho do ambiente interno favorece a circulação e permite, a partir de uma praça central equipada com poltronas, cadeiras, mesas e outros utensílios domésticos, uma visão completa dos estilos e categorias de artigos à disposição.

A Camicado evoluiu o conceito de PDV (ponto de venda) para PDX (ponto de experiência), uma tendência que vem crescendo nos principais mercados mundiais. “Criamos um ambiente envolvente, convidativo e inspirador tanto para quem quer fazer uma compra rápida quanto para quem deseja explorar todo o universo de produtos de moda e lifestyle para casa que oferecemos”, diz Natan Anaf, diretor da Camicado.

Entregas em casa

A unidade de Criciúma conta ainda com produtos dos sellers do marketplace da varejista como móveis, estofados, luminárias, cortinas e tapetes. Nestes casos, eles fazem as entregas nas casas dos consumidores, sempre sob supervisão da Camicado que, atualmente, conta com 310 parceiros em sua plataforma de e-commerce.

Seguindo sua estratégia omnichannel, também é  possível fazer compras via WhatsApp e pelo aplicativo da marca e receber os produtos em casa. Na nova unidade ainda será possível utilizar a Venda Digital, que permite ao cliente adquirir itens do e-commerce no ponto físico, podendo escolher onde prefere receber o produto.

Novo modelo de loja

O novo modelo de loja da Camicado estreou em janeiro, em formato piloto, na unidade do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, que passou por dois meses de readequação sem interromper o funcionamento. A partir de agora, todas as lojas abertas pela varejista – que atualmente recebe em média 40 milhões de visitas por ano em suas unidades físicas – irão seguir este padrão. Parte das inovações também poderá ser replicada nas operações já em funcionamento, conforme as necessidades de cada uma.

A loja no Nações Shopping tem o funcionamento de segunda à sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. “A Camicado vem para incrementar ainda mais o mix de lojas do Nações Shopping e vai trazer para nossos clientes as melhores opções de produtos do mercado de decoração para casas”, afirma Marcos Paulo Souza, superintendente do Nações Shopping.

Sobre a Camicado

Com 122 lojas físicas pelo Brasil e estratégia omnichannel, a rede especializada em casa e decoração oferece um mix de produtos como utensílios de cozinha, mesa, cama, banho, organização, eletroportáteis e itens licenciados. Com o objetivo de proporcionar total facilidade ao cliente, a Camicado oferece uma experiência personalizada que alia excelência no atendimento a um ambiente agradável e diferenciado. A marca é referência no mercado no serviço de listas de presentes, para noivas e noivos que procuram soluções completas para todos os ambientes da casa, com qualidade e estilo.

Continue Lendo

Economia

Programa Crescer, que irá oferecer cursos técnicos e de qualificação gratuitos, é lançado em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma tem sido destaque no desenvolvimento econômico, com ações voltadas a desburocratização no atendimento à população. Incentivos que refletem nas empresas, gerando vagas de trabalho. Por isso, o Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria firmada com o Cedup e a Abadeus, lançou nesta quarta-feira (3), mais um agente que irá impulsionar os negócios do município, o programa Crescer. Com o objetivo de promover a qualificação da mão de obra, o programa vai oferecer cursos técnicos gratuitos aos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. O lançamento aconteceu no salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Segundo o secretário da Fazenda, Celito Cardoso, a preocupação com a mão de obra capacitada demonstra o compromisso do Governo Municipal em qualificar o mercado de trabalho, elevando o Município a um novo patamar. “Nós ampliamos, ainda, o diálogo com as empresas, buscando entender as necessidades e auxiliar nos processos, sempre visando o desenvolvimento da nossa cidade”, reforçou.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva, afirmou que a maior parte das pessoas que concluem o curso saem empregadas. “O mercado de trabalho está precisando muito dos cursos que vamos oferecer. É muito importante para quem tem interesse em cursar uma faculdade faça um curso técnico antes, para ter certeza de que é o que a pessoa realmente gosta. Faço o convite à outras entidades do município, para que também sejam nossas parceiras”, ressaltou.

Somente em 2022, o número de novas empresas que foram abertas em Criciúma foi de 3.106. Hoje o município conta com 27.140 empresas ativas, de pequeno, médio e grande porte. No acumulado do ano, Criciúma gerou 3.279 novos postos de trabalho. Apenas no mês de junho, último levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), foram geradas 590 novas vagas.

Cursos que serão oferecidos

Entre os cursos técnicos e de qualificação ofertados no programa, estão: Novo Viés (costura industrial), Técnico em Administração. Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática (manutenção), Técnico em Informática (programação) e Técnico em Química. Além dos cursos de qualificação: Eletricista de Sistemas de Energia Responsáveis, Eletricista de Energia Elétrica, e Montador de Painéis Elétricos.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com