Conecte-se conosco

Esportes

A cultura do xadrez chega a Morro da Fumaça

Publicado

em

Ouça esta matéria

Um tabuleiro, rei, rainha, estratégia e muita paciência até chegar ao xeque-mate. O jogo de xadrez tem angariado cada vez mais apaixonados ao longo dos últimos anos e agora chegará com força em Morro da Fumaça.

A prática do esporte no município será incentivada através da parceria entre o Departamento de Esportes com os professores Evandro José dos Santos Bitencourt e Karlus Valga Ricardo.

Bitencourt atuou como técnico de xadrez em Criciúma por sete anos, onde conquistou dois sul-americanos, sete brasileiros, 12 catarinenses, mais de 100 medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e nas Olimpíadas Estudantis (Olesc), entre outros. “Queremos implementar a cultura do xadrez em Morro da Fumaça por meio de um trabalho realizado nas escolas. Pretendemos com isso selecionar os destaques e participar de competições como a Olesc, entre outros”, salienta.

O prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo, recebeu os professores no gabinete para firmar a parceria. “O xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento, tomadas de decisões, entre outros benefícios, além disso, é mais uma oportunidade que os nossos jovens têm para aprender um novo esporte. Estamos felizes que o Evandro e o Karlus escolheram Morro da Fumaça para desenvolver este projeto. Serão muito bem acolhidos e com certeza a iniciativa será um sucesso”, enfatiza Eduardo.

Circuito Municipal de Xadrez

A ideia do Departamento Municipal de Esportes e dos professores é criar o Circuito Municipal de Xadrez, oportunizando, além da prática da modalidade, o intercâmbio de conhecimentos, a realização de palestras, entre outras iniciativas. “Este é mais um projeto que irá alavancar o esporte de Morro da Fumaça e também descobrir novos talentos, ainda mais com a vinda dos dois professores”, fala o diretor de Esportes, Carlos Sweder De Rochi.

O xadrez começará a ser levado a algumas escolas da Rede Municipal de Ensino em março deste ano. “É através destes eventos que garimpamos os talentos”, destaca Bitencourt que pratica xadrez há cerca de 20 anos.

Esporte ao alcance de todos

O professor Karlus Valga Ricardo, ressalta que o xadrez está cada vez mais ao alcance das pessoas, principalmente devido à internet. “Esta prática vem se tornando cada vez mais acessível com a melhora da tecnologia e com o surgimento de filmes e séries envolvendo a temática do xadrez. É um esporte de fácil aplicação e prática, boa relação de custo benefício e fácil acesso. O que será feito em Morro da Fumaça nada mais é que movimentar a modalidade no município levando os benefícios da prática do xadrez para todos os envolvidos”, salienta.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Catarinense será retomado no próximo dia 21

Publicado

em

Ouça esta matéria

A sequência do Campeonato Catarinense da Série A foi definida em Congresso Técnico extraordinário realizado na tarde desta sexta-feira (05/03). O encontro foi realizado de forma on-line entre o presidente Rubens Angelotti e diretoria da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e os presidentes dos clubes participantes da competição.

Foram apresentadas aos presidentes duas possibilidades e uma delas foi aprovada por unanimidade. A competição será retomada no dia 21 com jogos da quarta rodada e as partidas atrasadas serão realizadas nos próximos dias, conforme tabela publicada pelo Departamento de Competições Principais.

A fórmula seguirá a mesma, desde que a FCF consiga duas datas que hoje estão destinadas a competições da Conmebol. Caso um clube catarinense que está disputando a Copa do Brasil avance para a segunda fase poderá ter que enfrentar um dos clubes que disputa a Conmebol Sul-Americana, por esse motivo ficou aprovada essa segunda hipótese.

Em situação de não conseguir essas duas datas, ficou decidido que as fases quartas de final e semifinal serão disputadas em jogos únicos. No atual formato, as quartas e semis são em partidas de ida e volta.

Jogos atrasados
Quinta (11/03) – 16 horas
Chapecoense x Avaí – Concórdia
Joinville x Marcílio Dias – Arena
Sábado (13/03) – 16 horas
Metropolitano x Joinville – Augusto Bauer
Domingo – 14/03 – 16 horas
Criciúma x Chapecoense – Jaraguá do Sul

Continue Lendo

Esportes

CBF antecipa estreia do Tigre na Copa do Brasil 2021

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta quinta-feira (04/03) uma mudança na data do confronto do Criciúma contra o Marília pela primeira fase da Copa do Brasil 2021. A partida, que seria realizada no dia 18, foi antecipada para o dia 17 (quarta-feira). O horário segue às 16 horas, no estádio Bento de Abreu, em Marília (SP). 

A primeira fase da competição nacional será disputada em jogo único, com a vantagem do empate para a equipe visitante. A etapa inicial conta com 80 equipes participantes e a edição terá uma mudança importante: as equipes que entravam nas oitavas de final passam a entrar na competição na terceira fase. 

A Copa do Brasil deste ano terá início no dia 9 de março, com finais previstas para 20 e 27 de outubro. Os clubes que passarem pela primeira fase voltarão a jogar somente em abril. Já a terceira fase da competição será realizada em junho.

Continue Lendo

Esportes

Próspera cochila no segundo tempo e perde para o Marcílio

Publicado

em

Ouça esta matéria

O EC Próspera lutou, mas não conseguiu superar o Marcílio Dias e perdeu por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.

No primeiro tempo a partida foi bastante disputada e com muita intensidade. O Próspera criou boas oportunidades de abrir o placar, mas não teve êxito. Em uma delas, Daniel entrou pela direita em velocidade e chutou forte para a boa defesa do goleiro Belliato.

Na segunda etapa o Marcílio iniciou pressionado e abriu o placar com Zé Vitor. Na sequência, em cobrança de pênalti de David Batista. O Próspera foi para cima e criou chances de gol, mas não conseguiu converter.

Durante a partida o técnico Paulo Baier substituiu Galiardo por Jean Natal, Diego Soares por Xaro, Daniel por Dudu, Leomir por Alex Bruno e Roger por Eduardo.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com