Esportes
Corrida do Cooperativismo marca integração por meio do esporte

Corredores de todas as idades participaram, na manhã deste domingo (22), da terceira edição da Corrida do Cooperativismo, nas areias do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. O evento foi realizado pelas cooperativas Cermoful, Coopercocal e Cooperaliança, em parceria com o Sescoop e a Prefeitura de Jaguaruna. A prova foi a principal atração do Cooperverão, que começou na sexta-feira (20).
A corrida foi disputada nas distâncias de 6km e 12km, com cerca de 500 participantes. A maioria dos atletas foi composta por associados das três cooperativas, sediadas em Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Içara, mas também houve inscrições de outros municípios catarinenses e de participantes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ao final da prova, foi confirmada a realização do evento em 2024. “Acredito que a força da participação das pessoas, da divulgação nas redes sociais entre os participantes, deve atrair ainda mais atletas para o ano que vem”, disse o presidente da Cermoful, Rudy Recco. “Queremos firmar o compromisso de estar aqui no ano que vem, todos juntos, em um evento ainda maior”, afirmou o presidente da Cooperaliança, Dedé de Jesus.
O presidente da Fecoerusc, também presidente da Cerej, de Biguaçu, Edson Flores da Cunha, prestigiou o evento. “Nossa federação se orgulha por estes presidentes que fazem acontecer. O cooperativismo tem se desenvolvido na questão econômica mas, principalmente, na questão social e vocês são modelo para o futuro do nosso país, que é trazer a comunidade para participar de todo o processo”, disse Cunha.
Um dos participantes da prova de 6km, Antenor Fernandes de Jesus fez um transplante de rim em 2020. Aos 49 anos, completou a segunda corrida após a cirurgia. “Agora eu quero treinar, me preparar melhor e participar sempre”, disse ele, que joga futebol uma vez por semana para se movimentar.
A inclusão também marcou a corrida. A prova começou com a largada de atletas especiais do projeto “Pernas Solidárias”. A iniciativa social visa a integração através do esporte, na qual corredores voluntários conduzem pessoas com deficiência física ou intelectual, por meio de triciclos adaptados.
A Corrida do Cooperativismo foi uma das ações do Cooperverão, que começou na sexta-feira, recheado de atrações esportivas e recreativas, que envolveram crianças e adultos de todas as idades. Os pequenos aproveitaram o parque de diversões inflável e as brincadeiras da Palhaça Narizinho. Os maiores puderam curtir esportes de areia, ginástica, caminhada e zumba.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
12km – Masculino
Vinicius Miranda da Silva
Diego Souza
Márcio Geremias Machado
12km – Feminino
Tatiane Gomes Marcos
Natália dos Santos Bitencourt
Simone Lunardi
6km – Masculino
Eduardo Cardoso
Kauã Mendes Firmino
Eberson dos Santos
6km – Feminino
Giovana Cadorin da Silva
Regiane Frasson
Ednara Rosa
Pernas Solidárias
Maria Eduarda
Josias
Esportes
Içara terá representante nos jogos Pan-Americanos do Chile
Sabrina Pereira iniciou preparação no final de semana em Fortaleza

A karateca Sabrina Pereira do clube da FME Içara/Unesc/Librelato/Team Everaldo irá representar o município e o país nos jogos Pan-Americanos de Santiago, capital do Chile, entre outubro e novembro deste ano. No final de semana, ela se juntou aos melhores karatecas do país para um treinamento intensivo de preparação em Fortaleza (CE) que irá durar dez dias.
“Já começamos o ano de 2023 com o pé direito, pois nossa atleta estará entre os melhores do Brasil em treinamento e fazendo intercâmbio. Com isso, trará novidades como novos regulamentos wkf para os nossos atletas da cidade do mel. Esse intercâmbio sempre traz novidades e nos deixa atualizados com o karate a nível mundial”, pontuou o professor Everaldo Pereira.
Esportes
Tigre e Chapecoense empatam em 1 a 1 na Arena Condá

O Criciúma entrou em campo na tarde deste domingo (22), na Arena Condá, para enfrentar a Chapecoense em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Catarinense. No duelo contra a equipe do Oeste, a Chapecoense inaugurou o placar nos minutos iniciais da segunda etapa com gol de Danrlei, mas sofreu o empate com gol de Lohan – que decretou o fim da partida em 1 a 1.
A Chapecoense começou o duelo cadenciando as jogadas da equipe adversária, que manteve uma postura defensiva durante os minutos iniciais de jogo. A primeira chegada alviverde surgiu aos 15 minutos da primeira etapa, quando Bruno Nazário cobrou escanteio e a bola sobrou para Kevin na intermediária de ataque. Buscando surpreender o goleiro, o lateral chutou de primeira, fazendo a bola passar muito próxima à trave.
Na tentativa de infiltrar a linha de marcação do Criciúma, aos 27 minutos Pavani avançou com perigo ao ataque e cruzou buscando Danrlei na área, mas a defesa afastou para a linha de fundo. No lance seguinte, o meio campista voltou a protagonizar nova tentativa, quando Alisson mandou na primeira trave e Giovanni Pavani subiu para cabecear, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No segundo tempo, a Chapecoense retornou propondo um jogo ofensivo, com jogadas pelas laterais do campo. Logo aos três minutos iniciais da segunda etapa, Danrlei marcou um golaço para inaugurar o marcador na Arena Condá. Mantendo a equipe no ataque, aos 17 minutos Nazário acionou Danrlei em profundidade, o atacante avançou para a linha de fundo e cruzou na área, mas a defesa adversária afastou. Buscando reação, o tento da equipe carvoeira aconteceu aos 27 minutos. Na jogada, a Chapecoense ainda contou com grande defesa do goleiro Airton no primeiro lance, mas Lohan apareceu na área para pegar o rebote e empatar a partida.
Após sofrer o gol, a Chapecoense buscou uma recuperação rápida, e, nos minutos seguintes, protagonizou uma sequência de chegadas na área adversária. Aos 29 minutos, Neto invadiu a intermediária de ataque em troca de passes com Lucas Ribamar e finalizou para defesa do goleiro adversário. No rebote, nova chegada da Chape para o goleiro espalmar. Nos lances seguintes, a equipe carvoeira conseguiu neutralizar as novas tentativas da Chape, e sem mais chances na partida para o lado alviverde, o confronto terminou empatado em 1 a 1, dando à Chapecoense o primeiro empate no campeonato.
Esportes
Tigre vence a primeira no catarinense 2023

O Criciúma conquistou sua primeira vitória na disputa do Campeonato Catarinense 2023. O Tigre enfrentou o Barra na tarde desta quinta-feira (19/01) no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, e venceu o adversário pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória carvoeiro no confronto da 2ª rodada do estadual foi marcado por Fellipe Mateus, no primeiro tempo. Esse foi o primeiro confronto na história entre os clubes.
Com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Cláudio soma 4 pontos na disputa do Catarinense. Agora, o Tigre encara o seu segundo jogo em sequência fora de casa. Os carvoeiros enfrentam a Chapecoense no domingo (22/01), às 17 horas, na Arena Condá, em Chapecó.
Já no primeiro lance da partida, Lohan recebeu cruzamento e cabeceou para a defesa do goleiro. O Tigre seguiu ofensivo e cinco minutos depois, Fellipe Mateus subiu mais alto que os zagueiros e cabeceou para fora. No minuto seguinte Rômulo arriscou de fora da área e a bola passou por cima da meta. O lateral Hélder também fez boa jogada pela esquerda e foi travado no cruzamento.
O gol carvoeiro saiu aos 29 minutos quando Marcinho fez uma ótima assistência para Fellipe Mateus, que chutou na saída do goleiro. O próprio camisa 7 quase fez o segundo aos 33 minutos, mas chutou por cima da trave. Ainda no primeiro tempo, Lohan invadiu a área e bateu cruzado, mas para fora.
Na segunda etapa o Tigreteve boas oportunidades com Júlio César, de falta. João Carlos, em jogada individual, recebeu na ponta esquerda e finalizou com força. A bola bateu na rede pelo lado de fora. Já nos acréscimos, Léo Costa dominou dentro da área e chutou, mas a zaga do Barra conseguiu desviar.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política1 ano atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia3 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política2 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia2 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral2 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia2 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens5 anos atrás
Cidades