Conecte-se conosco

Esportes

Investimentos e projetos fazem de Criciúma o novo polo de turismo no Sul do Brasil

Publicado

em

Ouça esta matéria

Entre a serra e o mar, Criciúma possui uma localização privilegiada para negócios e também para o turismo. Nos últimos anos, o município está investindo para se transformar em um polo turístico no Sul do Brasil. Cercada por parques, museus e locais históricos, a cidade está ganhando destaque em nível nacional. A evidência do segmento está atraindo grandes competições esportivas, como a STU National. Criciúma abre, pela segunda vez, a disputa na modalidade de skate com grandes nomes, inclusive medalhistas olímpicos.

Entre 2014 e 2019, o município apresentou um crescimento de 4% no número de empresas relacionadas com o setor. Atualmente, são 782 empreendimentos do ramo, que geram 2,5 mil vagas de emprego diretas e R$ 80 milhões em valor agregado. “O nosso município possui tudo para ser um grande polo de turismo. Temos uma boa rede hoteleira e um leque de opções de restaurantes, sabemos que esses nichos também crescem junto com os nossos investimentos nesta área. Estamos investindo em grandes projetos e trabalhando para transformar a nossa cidade em um ponto de referência no turismo brasileiro”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O título da cidade dos parques não é à toa. Criciúma possui três parques em locais estratégicos: o Parque das Nações Cincinato Naspolini, na região da Próspera, Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, e Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no bairro São Luiz. Os três espaços são uma imersão na história do município e uma homenagem aos imigrantes que constituíram essas terras. Além dos locais de lazer, a cidade carbonífera possui a única mina de carvão aberta para visitação da América Latina. O atrativo leva o turista a conhecer a exploração do carvão mineral.

Além disso, os museus e locais históricos são outro ponto de visitas na cidade, como Museu Augusto Casagrande, o Memorial Casa do Agente Ferroviário, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Ecológico Municipal José Milanese, a Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, o Monumento do Mineiro, entre outros.

Futuros projetos

Para incentivar ainda mais o setor, a Administração Municipal está com mais projetos na área. O município terá a construção do Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no Morro Cechinel, com mais de 30 metros e que vai permitir uma visão 360° da cidade, além do Parque Municipal da Santa Luzia.

Outro projeto que está em ascensão é o Parque Ecológico do Morro Cechinel, denominado “Monte do Saber”. Com uma área de 71 mil m², o local abrigará a Mina de Visitação Octávio Fontana e três novas atrações. A primeira delas é o mirante, que vai contar com um elevador panorâmico, uma plataforma de vidro e praça gastronômica. Também nessa área, no alto do Morro Cechinel, há o projeto de implantação do Planetário Municipal e uma réplica do Parque Stonehenge, da Inglaterra.

“Estes novos projetos vão contribuir muito para colocar Criciúma entre uma das principais cidades do turismo no Estado. Temos equipamentos únicos que atraem a curiosidade de muitas pessoas e agora com novos projetos, terá ainda mais”, afirma o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.

Atendimento especializado para fomentar o turismo

O Governo de Criciúma também inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no hall do Parque das Nações. O local tem como objetivo prestar informações sobre o turismo do município aos visitantes, por meio de materiais de divulgação dos pontos turísticos, vídeos institucionais e informações sobre estadia e alimentação

O município também tem um site voltado ao turismo, com informações sobre as principais hospedagens, locais de lazer, restaurantes, pontos turísticos, transporte da cidade. O endereço on-line, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), está disponível no link: turismo.criciuma.sc.gov.br.

STU National

Com tantos atrativos e investimentos, o município está se destacando em âmbito nacional, agora também como sede de eventos esportivos. Pela segunda vez, o município recebe a primeira etapa do STU National. O evento ocorre entre os dias 13 e 23 de janeiro, na pista de skate localizada dentro do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

A etapa abre o circuito brasileiro da modalidade e vale pontuação máxima no ranking nacional. Na primeira será as competições de Street e a segunda semana é para o Park, nas categorias feminino e masculino. “Nosso esporte sempre se destacou em nível estadual e também nacional e agora, estarmos na rota do skate brasileiro e abrindo o calendário de eventos nos deixa muito felizes. Mostra que estamos no caminho certo, acreditando em nossos atletas, impulsionando o esporte e acreditando no sonho de cada um deles”, enfatizou o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

A competição vai contar com atletas olímpicos Rayssa Leal, Pedro Barros, Pâmela Rosa, Luizinho, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Dora Varella e Pedro Quintas. Além de Lucas Rabelo, vice-campeão mundial no Super Crown de Jacksonville, nos EUA, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia.

O campeonato terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Sicredi renova patrocínio com o Criciúma Esporte Clube

Publicado

em

Ouça esta matéria

Valorizar as marcas, empreendedores e negócios locais é uma das premissas de trabalho do Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa com mais de 5 milhões de associados em todo o país.

Por isso no sul catarinense, a Sicredi Sul SC, que atua nos 45 municípios da região, apoiará pelo segundo ano consecutivo o Criciúma Esporte Clube. O contrato de renovação do patrocínio foi assinado na tarde desta sexta-feira, 14, na sede do clube.

Com o acordo, a Cooperativa irá manter a sua marca na omoplata da camisa tricolor e apoiará o time nos campeonatos Brasileiro Série B, Catarinense e Copa do Brasil. “O Criciúma é um produto que projeta a região para o país e o mundo”, destaca Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Para o presidente do Criciúma Esporte Clube, Anselmo Freitas, a renovação reforça o quanto a cooperativa é parceira das causas regionais. “É muito importante pra gente ter o Sicredi como patrocinador e parceiro. A renovação mostra que ele é um grande apoiador do time. Não tenho dúvidas de que os associados do Sicredi, em toda a região, ficarão satisfeitos com isso”, disse o empresário.

Além do patrocínio, a Instituição Financeira apoiará o time na adesão de sócios e buscará benefícios para os seus próprios cooperados. “Esta parceria vai ao encontro do nosso propósito, que é construir juntos sociedades mais prósperas”, finaliza Westrup.

Continue Lendo

Esportes

Santa Catarina, um Estado que investe no skate e produz grandes talentos

Publicado

em

Ouça esta matéria

Assim como no ano passado, a abertura do calendário brasileiro do skate em 2022 se dará em Criciúma, Santa Catarina. Estado, aliás, cada vez mais ligado ao esporte, praticamente um produtor de grandes skatistas, como os atletas olímpicos Pedro Barros, Yndiara Asp e Isadora Pacheco, além de jovens talentos como Kalani Konig. Todos eles, inclusive, confirmados para a primeira etapa do STU National, que começa na quinta-feira (13/01), no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, e conta com parceria do banco BV, que apresenta os eventos da plataforma.

“Criciúma ser sede, novamente, de um dos maiores eventos de skate do país nos deixa imensamente felizes. Mostra que estamos no caminho certo, investindo em melhorias e em nossos atletas. Além disso, impulsiona a modalidade. Temos certeza de que serão dias de inspiração para nossas crianças e jovens, que poderão ver de perto grandes nomes do esporte”, destacou Neto Uggioni, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma.

O Skate Park em Criciúma, como é conhecido, teve como um dos idealizadores o hoje deputado federal Daniel Freitas. Como representante da região e do Estado no Congresso Nacional, uma de suas bandeiras tem sido voltada ao esporte, inclusive viabilizando mais quatro pistas: em Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba e Garopaba. O que consolida não só Criciúma, mas todo o Estado, como rota esportiva do skate mundial.

“A realização de mais uma etapa do STU aqui só reafirma o sonho que eu e todos os criciumenses tínhamos, de receber eventos nacionais e internacionais, colocar nossa cidade na rota do skate mundial e movimentar a economia, além de promover a saúde através deste esporte que cresce a cada ano. Isso sem contar com todos os benefícios diretos e indiretos, como a geração de empregos, a ocupação da rede hoteleira, restaurantes e comércio em geral”, afirmou Daniel Freitas.

Seguindo a filosofia de que não é apenas skate no pé, mas estilo de vida, Criciúma tem investido intensamente para atrair os visitantes com uma variedade de parques e espaços culturais, fomentando o turismo esportivo. A etapa é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era, e a idealização e realização são da Rio de Negócios.

Medalhista olímpico Pedro Barros exalta Santa Catarina

Acostumado a elevar o nome de Santa Catarina, o skatista Pedro Barros, natural de Florianópolis, carrega o skate e a terra natal no coração. E tem muito orgulho de representar o Estado pelo mundo, assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando estreou junto com a modalidade. Inclusive, trouxe uma medalha de prata para o Brasil.

“Aqui em Santa Catarina a cultura do skate é muito forte. Além de mim, temos outros atletas olímpicos que nasceram e treinaram nas pistas daqui. Espero que essa cultura continue se fortalecendo e recebendo eventos importantes como o STU”, declarou Pedro Barros.

Lembrando que a etapa de Criciúma abre o circuito brasileiro de Skate e vale pontuação máxima no ranking nacional. A primeira semana será dedicada ao Street e a segunda, ao Park, nas duas categorias (feminino e masculino). E seguirá todos os protocolos vigentes na cidade para a realização de um evento seguro. O STU National contará com um controle de entrada para o público, onde será exigido o cartão de vacinação. Pessoas não imunizadas não terão acesso. O mesmo procedimento será adotado com atletas e imprensa.

A competição terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, com as finais do Street Feminino (16/01) e do Park Masculino (23/01), e que tem patrocínio do Dorflex. Mas o público que quiser acompanhar de perto cada manobra poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – basta acompanhar a divulgação das datas nas redes sociais.

  • PROGRAMAÇÃO:
  • – Modalidade Street Feminino e Masculino
  • 13/01 (quinta): Treinos oficiais
  • 14/01 (sexta): Eliminatórias
  • 15/01 (sábado): Semifinais
  • 16/01 (domingo): Finais
  • – Modalidade Park Feminino e Masculino
  • 20/01 (quinta): Treinos oficiais
  • 21/01 (sexta): Eliminatórias
  • 22/01 (sábado): Semifinais
  • 23/01 (domingo): Finais
Continue Lendo

Esportes

Etapa de Criciúma do STU National abre calendário dos campeonatos de Skate em 2022

Publicado

em

Ouça esta matéria

Se 2021 foi um ano emblemático para o Skate, com a entrada do esporte nos Jogos Olímpicos e uma estreia com três medalhas de prata para o Brasil, o ano de 2022 promete. Um calendário recheado de competições que já entra em cena na próxima semana, com a primeira etapa do STU National, em Criciúma (SC). O evento acontece entre os dias 13 e 23 de janeiro, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, local dos mais modernos do país para a prática do Skate.

A etapa de Criciúma abre o circuito brasileiro de Skate e vale pontuação máxima no ranking nacional. A primeira semana será dedicada ao Street e a segunda, ao Park, nas duas categorias (feminino e masculino). E seguirá todos os protocolos vigentes na cidade para a realização de um evento seguro. O STU National contará com um controle de entrada para o público, onde será exigido o cartão de vacinação. Pessoas não imunizadas não terão acesso. O mesmo procedimento será adotado com atletas e imprensa.

Vários atletas olímpicos já estão confirmados, como Rayssa Leal, Pedro Barros, Pâmela Rosa, Luizinho, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Dora Varella e Pedro Quintas. Além de Lucas Rabelo, vice-campeão mundial no Super Crown de Jacksonville, nos Estados Unidos, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia. Sem falar em promissores talentos, como o catarinense Kalani Konig, 14 anos, que integra a seleção brasileira sub-15, e Gui Khury, de apenas 13 anos, mais jovem skatista, por exemplo, a completar a manobra 1.080 no vertical.

“Nossa parceria com o STU tem sido muito importante para a realização do Circuito Brasileiro de Park e Street nos últimos anos. E mantendo a tradição de promover eventos de alto nível técnico, integrando todo o lifestyle do skate à competição. Esses dois aspectos são vitais para a CBSk, nesse movimento de estruturação do skate institucional no Brasil. Agradecemos também à cidade de Criciúma por mais uma vez abrir esse espaço para sediar o evento que abre a temporada”, comentou Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate.

Turismo esportivo em Criciúma

Seguindo a filosofia de que não é apenas skate no pé, mas estilo de vida, Criciúma tem investido intensamente para atrair os visitantes com uma variedade de parques e espaços culturais, fomentando o turismo esportivo. Foi a cidade catarinense que também abriu a temporada 2021 do Skate. A etapa é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era, e a idealização e realização são da Rio de Negócios.

“São investimentos que projetam Criciúma no cenário do turismo nacional e abrem portas para que grandes eventos sejam realizados por aqui. Temos o prazer de sediar mais uma vez o STU National, com uma estrutura preparada para receber atletas e visitantes, e proporcionar boas experiências a quem vier prestigiar”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Skate, cultura, turismo e movimentação da economia local. O idealizador da plataforma STU, Diogo Castelão, comemora a retomada do calendário nacional, agora totalmente presencial. “Após um ano mágico, temos todos trabalhado muito forte para que em 2022 o skate siga sua trajetória ascendente e se consolide cada vez mais em todo o país, pelo movimento criativo, plural e inclusivo que ele representa. Serão dois finais de semana incríveis com cobertura completa e alcance mundial. O Brasil certamente continuará sendo protagonista no skate mundial por muitos anos.”

O STU segue na proposta de investir no esporte como forma de contribuir para as mudanças sociais. E, nesta empreitada, conta com parceria do banco BV, que apresenta os eventos da plataforma: “O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio dele, é possível ter uma vida mais leve, um dos princípios do BV”, disse Tiago Soares, gerente executivo de sustentabilidade e patrocínios do banco BV.

Sobre o BV, o banco do skate brasileiro

O banco BV entrou no esporte brasileiro em 2018 com o apoio a atletas renomados, entre eles Bob Burnquist. Foi com este ícone do esporte mundial que o banco começou sua relação com o skate, com a reforma de pistas públicas pelo país. Depois, apoiou o principal circuito profissional de skate do Brasil, o STU Qualifying Series, em 2019, e foi patrocinador dos Mundiais de Skate Street e Park, realizados em São Paulo no mesmo ano. Além disso, patrocina os atletas de alto rendimento Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Yndiara Asp e Murilo Peres.

Agora, o banco dá mais um passo com o patrocínio máster do STU, principal plataforma esportiva e comportamental especializada em skate do mundo. O patrocínio será feito com recursos próprios e o banco pretende se conectar ainda mais com o público jovem, que já usa a conta digital BV. Dessa forma, o banco diversifica suas linhas de negócio e contribui para a popularização e profissionalização do skate.

O campeonato terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, com as finais do Street Feminino (16/01) e do Park Masculino (23/01). Mas o público que quiser acompanhar de perto cada manobra poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – basta acompanhar a divulgação das datas nas redes sociais.

PROGRAMAÇÃO:

– Modalidade Street Feminino e Masculino

13/01 (quinta): Treinos oficiais

14/01 (sexta): Eliminatórias

15/01 (sábado): Semifinais

16/01 (domingo): Finais

– Modalidade Park Feminino e Masculino

20/01 (quinta): Treinos oficiais

21/01 (sexta): Eliminatórias

22/01 (sábado): Semifinais

23/01 (domingo): Finais

Sobre a Plataforma STU

O STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, por meio de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas.

A plataforma iniciou em 2017 e explodiu em 2018, com a consolidação do circuito brasileiro de skate até a formação da seleção brasileira, em 2019. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento de representatividade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em 2021, foi criado o STU On Tour, campeonato digital e presencial, que se tornou um grande sucesso e revelou novos talentos da cena nacional. E o ano se encerrou com o STU OPEN RIO, com cobertura ao vivo no Tik Tok e no SporTV. Sucesso que se refletiu na Web: mais de 3 bilhões de páginas visitadas com mídias sobre o evento.

Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, música, arte e estilo de vida. Um conceito de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com